Pacote completo: Frente fria no Sul do BR chega com chance de temporal com rajada de vento, raios e granizo em toda região

Publicado em 12/01/2021 10:26
Inmet emite alerta laranja para os três estados; Brasil Central segue com áreas de instabilidade

A chegada de uma frente fria deixa toda a região Sul do Brasil em estado de alerta para temporais nesta terça-feira (12). Após enfrentar um intenso calor nas últimas 24 horas, a tendência é que as chuvas cheguem com intensidade, granizo, rajadas de ventos e raios em toda área, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, afirma que os modelos indicam uma passagem rápida pelo Rio Grande do Sul e que entre a tarde e noite desta terça, a instabilidade deve avançar com mais intensidade para Santa Catarina e no Paraná. 

O Inmet emitiu alerta laranja de tempestade para o centro-norte do Rio Grande do Sul, todas áreas de Santa Catarina e áreas do Paraná. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado oficial. 

Veja o mapa com área de aviso divulgado pelo Inmet: 


Fonte: Inmet 

O modelo Cosmo prevê chuvas entre 30 e 40 mm para a faixa central do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Já indica também áreas de instabilidade para Santa Catarina e Paraná ainda nesta terça-feira. O meteorologista afirma ainda que um sistema de baixa pressão no Paraguai vai influenciar as áreas de instabilidade no Mato Grosso do Sul, com tendência de aumento nos volumes nos próximos dias. 

Para as demais áreas do país, o cenário continua sendo de instabilidade. No Sudeste, os maiores volumes de chuva são esperados para o norte de São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais. "Fortes pancadas de chuva começaram acontecer novamente em diversos locais do estado de São Paulo, incluindo a região da Grande São Paulo", complementa a Climatempo. 

Para o Centro-Oeste, também é mantido a previsão de chuvas para todos estados. O modelo também prevê o avanço da umidade de forma mais efetiva para o Matopiba, com previsão de precipitação entre 20 e 30 mm para o oeste da Bahia, áreas do Tocantins e Maranhão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Sudeste, o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e pontos da região norte registraram chuvas entre 20 e 25 mm. 

Já no Centro-Oeste, a chuva mais abrangente foi registrada em Goiás, entre 20 e 25 mm. Mato Grosso também registrou acumulados, porém de forma mais irregular. Os mesmos volumes foram registrados, também de maneira irregular, em áreas do Matopiba. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 


Fonte: Inmet 

 


Soja desafio , fazenda tropical em Tocantins Foto: Eduardo Vieira, Pedro afonso


Soja desafio , fazenda tropical em Tocantins Foto: Eduardo Vieira, Pedro afonso

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul