Climatempo: Frente fria e ciclone extratropical deixam região Sul do BR em alerta para temporal no fim de semana

Publicado em 15/01/2021 10:35 e atualizado em 15/01/2021 11:26

De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, o final de semana será marcado pela chegada de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical que avança pelo Sul do Brasil, aumentando os riscos de temporais com chuva e ventos fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A consultoria destaca que a frente fria deve chegar na região sul já neste sábado (16), aumentando as áreas de instabilidade a partir tarde em todo o Rio Grande do Sul. "No centro-sul e no oeste gaúchos a previsão é de chuva forte e volumosa e a chuva começa ainda no período da manhã. Há previsão de temporais, com chuva e vento fortes também no noroeste e no norte do RS, no interior de SC e do PR", afirma a previsão. 

A tendência é que a partir de domingo as áreas de instabilidade se espalhem, com risco de temproais em quase todas as áreas da região sul. "No leste de SC e do PR é que o tempo ainda fica aberto e as pancadas de chuva ocorrem de forma mais localizada e com menor volume acumulado, principalmente entre a tarde e a noite", prevê a consultoria. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem a previsão de acumulados entre 20 e 40 mm no oeste do Rio Grande do Sul a partir de domingo (17) e áreas de instabilidade em toda a região sul do Brasil a partir de sábado.

As previsões do Inmet vão de encontro com a Climatempo e, o modelo Cosmo sinaliza para chuvas intensas avançando para toda área nos próximos dias, com precipitação de 70 mm em algumas áreas. Para Santa Catarina e Paraná, o modelo também indica chuvas expressivas, com precipitação entre 20 e 60 mm nos dois estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias no Sul do Brasil: 


Fonte: Inmet 

 

As previsões mostram ainda que as áreas de instabilidade devem avançar até áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no final de semana. A Climatempo destaca que o estado de São Paulo continua em alerta para temporais nos próximos dias. "Os ventos continuam canalizando muito ar quente e úmido vindo do Norte do país em direção à São Paulo", afirma. 

Para o Centro-Oeste, o modelo Cosmo mantém áreas de instabilidade para toda área, com destaque para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que devem receber os maiores volumes, entre 20 e 40 mm nas próximas 36 horas. Também há previsão de chuvas para Goiás, porém com volume mais baixo. 

O Inmet também prevê chuvas para o Tocantins, com precipitação de até 60 mm no sul do estado. Há ainda previsão de chuvas para os demais estados do Matopiba, mas com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Climatempo 

 

 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra