Muita chuva: Colheita da soja segue comprometida na região de Sorriso/MT e plantio do milho já tem mais de 15 dias de atraso

Publicado em 02/03/2021 10:32 e atualizado em 02/03/2021 11:41
Previsão do Inmet ainda é de muita chuva na região nesta 3ª; volumes diminuem apenas na quinta-feira

O excesso de chuvas no Mato Grosso segue comprometendo a colheita de soja e o plantio de milho na região de Sorriso. Segundo Tiago Stefanello Nogueira, do conselho admistrativo do Sindicato Rural de Sorriso/MT, as chuvas acima de 200mm dos últimos agravaram a situação, o produtor não consegue entrar nas lavouras e o plantio do milho já está mais de 15 dias de atraso.

Em relação às perdas, Tiago destaca que o levantamento ainda está sendo feito, mas que as baixas serão expressivas, levando em consideração que muitos produtores ainda têm cerca de 25% da área a ser colhida. Além de Sorriso, produtores dos municípios de Sinop, Vera e Nova Ubiratã enfrentam os mesmos problemas. 

Veja fotos e vídeos registrados na região de Sorriso/MT: 
 



 

 

Dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmam os altos volumes de chuva nos últimos 30 dias no Mato Grosso. De acordo com o mapa, o estado tem acumulados entre 300mm e 400mm no período, sendo os maiores volumes registrados no centro-leste do MT. Os mesmos volumes foram observados em Goiás e áreas do Tocantins e Maranhão. No Matopiba, os produtores também enfrentam dificuldades para seguir com a colheita da soja. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 


Fonte: Inmet 


As previsões do Inmet seguem indicando uma pausa nas chuvas volumosas ainda nesta semana. Segundo Francisco de Assis Diniz - meteorologista do Inmet, nesta terça-feira (2), os modelos apontavam para uma redução dos volumes entre quinta e sexta-feira (5). Até lá, no entanto, as chuvas devem permanecer de forma significativa na região. Segundo Tiago, o produtor precisa de pelo menos um dia de sol quente para conseguir entrar com as máquinas no campo. 

Em relação aos volumes, no Mato Grosso a tendência é de chuvas entre 30mm e 40mm. Pontos isolados da região oeste do estado podem ter acumulados de até 60mm. As chuvas também seguem intensas em todo o Matopiba. De acordo com o modelo Cosmo, chove em todo o estado do Tocantins, Maranhão e Piauí, com previsão de acumulados entre 30mm e 40mm. Apenas o oeste da Bahia deve registrar pontuais nas próximas 24 horas. 

Para as demais regiões do Brasil, o Inmet destaca pancadas de chuvas intensas no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e sul do Paraná. No Sudeste, as regiões sul e leste de São Paulo também têm previsão de pancadas de chuva, que devem acontecer entre à tarde e noite desta terça-feira. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil