Inmet: Próximos três dias com muita chuva na região Sul do Brasil; chuvas persistem no MT e Matopiba

Publicado em 03/03/2021 10:29 e atualizado em 03/03/2021 14:21
Aquecimento diurno e avanço da umidade favorece queda de granizo no Sul do BR

Os próximos três dias serão de chuvas intensas para a região Sul do Brasil. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região já nesta quarta-feira (3). 

"Hoje nós temos uma grande chance de tempestades intensas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. A condição de chuva deve se manter até sexta-feira (5), e a partir de sábado a tendência é de diminuição dos volumes, começando pelo Rio Grande do Sul", acrescenta. 

Falando em volumes, para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet tem previsão de precipitação de até 20mm no norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. O modelo também aponta o retorno da umidade para as demais áreas, incluindo Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. 

"Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e fortes rajadas de vento no sul e leste de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, no leste do Paraná, inclusive em Curitiba, no centro-norte e sul do Estado de São Paulo", complementa a previsão da Climatempo. 

Entre a madrugada desta quarta e quinta-feira (4), as chuvas ficam ainda mais intensas, com aumento expressivo nos volumes de chuvas no norte do Rio Grande do Sul e avanço dos sistemas para os demais estados. "Devido ao aquecimento diurno e a chegada da umidade, toda área tem chance de queda de granizo nos próximos dias", acrescenta o meteorologista.

Para sexta-feira, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 60mm e 70mm em pontos dos três estados da região Sul do Brasil, e também para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 40mm. Ainda na sexta, as chuvas vão avançar de forma rápida para Santa Catarina e Paraná, diminuindo os volumes no Rio Grande do Sul de forma gradual, conforme as chuvas avançam para o Sudeste do Brasil.

Veja o mapa de previsão de precipitação para o sul do Brasil: 


Fonte: Inmet 

Mato Grosso e Matopiba continuam com chuvas intensas nesta quarta-feira 

A previsão do Inmet mantém a condição de muita chuva para o Mato Groso e Matopiba nas próximas 24 horas. A colheita da soja está comprometida há mais de uma semana em toda área. Para o Mato Grosso, os acumulados podem chegar 60mm na região oeste do estado, enquanto as demais áreas têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. 

Já no Matopiba, continuam previstos os maiores acumulados no Maranhão e no Tocantins, com precipitação entre 30mm e 40mm. O modelo mantém a condição de chuvas para o Piauí, porém com volumes mais baixos. Apenas o oeste da Bahia deve ter tempo estável nesta quarta-feira. 

De acordo com as previsões da Climatempo, esta quarta-feira tem alerta para temporais no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, no extremo oeste de São Paulo, no interior do Paraná e no centro-oeste de Santa Catarina e no norte de Mato Grosso. As demais áreas do Centro-Oeste ficam em atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 
 

Previsão estendida

A rodada do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA)indica mais sete dias de chuvas no Centro-Oeste e Matopiba, além de mostrar chuvas para o Sudeste e pontos das região sul. 

Em relação aos volumes, os maiores seguem previstos para áreas do Mato Grosso e Maranhão, com precipitação de até 100mm no período. Para as demais regiões, a previsão é de acumulados entre 60mm e 90mm. 

No período entre 11 e 19 de março, o NOAA sinaliza a diminuição dos volumes nas chuvas em boa parte do Centro-Oeste e aumento da precipitação no Sudeste do Brasil e retorno de chuvas mais expressivas para no extremo sul do Rio Grande do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 


Fonte: NOAA 


Aviários Strada no município de Rond Alta RS - Geber strada


Colheita do milho no município de Carazinho RS - Rômulo Mattos


Horizonte lindo e a sensação de mais um dia vencido em Santa Rita do Trivelato MT - Ironir Santos

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra
Planejamento meteorológico se consolida como aliado estratégico do agronegócio
Umidade do oceano mantém instabilidade e chuva persistente | Previsão 05/02/2026