Clima frio pressiona produção manufatureira nos EUA

Publicado em 16/03/2021 10:58

A produção nas fábricas dos Estados Unidos caiu com força em fevereiro, pressionada pelas tempestades de inverno no Texas que afetaram refinarias de petróleo, instalações petroquímicas e fábricas de resinas plásticas.

A produção manufatureira recuou 3,1% no mês passado também pressionada pela escassez global de semicondutores, disse o Federal Reserve nesta terça-feira. Isso após alta de 1,2% em janeiro, encerrando nove altas mensais seguidas na produção. A produção manufatureira permanece abaixo do nível pré-pandemia.

Economistas consultados pela Reuters projetavam queda de 0,1% da produção manufatureira em fevereiro.

O clima afetou a região Sul no mês passado, deixando grandes partes do Texas sem energia ou água por dias.

A produção em fábricas de automóveis continuou a ser prejudicada pela escassez de semicondutores, despencando 8,3% no mês passado.

A fraqueza na manufatura e a queda de 5,4% na mineração levaram a uma queda de 2,2% na produção industrial em fevereiro, após salto de 1,1% em janeiro. Os serviços públicos saltaram 7,4% devido às temperaturas frias.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval