Áreas de instabilidade avançam e aumentam condições de chuvas no Sul e áreas do Centro-Oeste nesta 6ª

Publicado em 16/04/2021 10:46
Inmet mantém risco de tempestades no RS e SC, enquanto PR mantém chance de chuva apenas no sudoeste do estado

A sexta-feira será marcada pelo avanço de áreas de instabilidade pelo Sul e áreas do Centro-Oeste do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria em atuação na costa do Rio Grande do Sul segue favorecendo a formação de nuvens pela região, inclusive com risco de tempestade nas próximas 24 horas. 

De acordo com Mamedes Luiz Melo, metereologista do Inmet, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão na rota da chuva e podem receber os volumes mais expressivos, mas que as chuvas devem acontecer de forma irregular nesta sexta-feira (16). No Paraná, o avanço do sistema deve aumentar as áreas de instabilidade no sudoeste do estado. 

Já a consultoria Climatempo destaca que as áreas de instabilidade crescem entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina nesta sexta. " Essas áreas de instabilidade começam a ser reforçadas pela aproximação de uma nova frente fria, e vão espalhar nuvens de chuva por quase todo o Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo", afirma. 

A consultoria prevê ainda que ventos úmidos devem predominar sobre a região Centro-Oeste do Brasil, o aumento da umidade e o aquecimento diurno favorecem a formação de nuvens carregadas, provocando várias pancadas de chuva em todos os estados. "Essas pancadas de chuva devem acontecer, em geral, com fraca a  moderada intensidade, incluindo as capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília", acrescenta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


Fonte: Inmet 

Últimos 5 dias 

Nos últimos cinco dias os maiores volumes de chuva foram registrados no Nordeste do Brasi, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, a região teve acumulados entre 60mm e 100mm. 

Choveu no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 15mm e 20mm. Paraná e Santa Catarina permaneceram com tempo estável. 

No Centro-Oeste, conforme indicavam as previsões, choveu apenas no centro-norte do Mato Grosso, com acumulado entre 20mm e 30mm no período. Também choveu no Matopiba, com precipitação entre 30mm e 80mm, sendo os maiores volumes registrados no Piauí. 

Veja o mapa de precipitação acumulada no período: 


Fonte: Inmet 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste