Inmet: Nova frente fria entra no Brasil nos próximos dias, com condição de chuvas também no Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 19/05/2021 10:01 e atualizado em 19/05/2021 11:31
Tendência é que sistema passe rápido, mas leve certo alívio ao milho safrinha

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteologia (Inmet), uma nova frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil nos próximos dias, aumentando a chance de chuvas nos três estados. Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, afirma que a tendência é que o sistema chegue antes do final de semana. "Apesar dos volumes estarem dentro do ideal, a estação chuvosa foi muito irregular, o que continua trazendo muitos problemas para o milho safrinha", comenta Mamedes. 

De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, o sistema entra no Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20mm e 30mm no oeste, centro e sul do estado. O modelo mostra que o avanço para Santa Catarina e Paraná deve acontecer também no sábado, mas com volumes mais baixos.

"A tendência é que a chuva chegue para os três estados, incluindo no norte e oeste do Paraná, onde sabemos que as condições estão mais críticas", comenta. A partir de segunda-feira, dia 24, o modelo mostra a formação de um corredor de umidade entre aréas do Centro-Oeste e Sudeste, além de manter a previsão de precipitação para o norte do Paraná. 

No Centro-Oeste, o sistema deve levar alívio também ao produtor do Mato Grosso do Sul, há a tendência de chuvas para todas as áreas, mas as maiores precipitações são esperadas para o centro-leste do estado. Após um logo período de estiagem, volta a chover em São Paulo, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no centro-sul paulista. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 


Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida divulgada nesta quarta-feira (19) pela Administração Oceânica Atmosfórica (NOAA) também indica a condição de chuvas, ainda que irregulares, para áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em todas as áreas, a tendência é de precipitação entre 30mm e 35mm entre os dias 19 e 27 de maio. 

A partir do dia 28 de maio, o modelo mostra um corte nas precipitações do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas mantém a condição de precipitação no Paraná. Entre os dias 28 de maio e 4 de junho, a previsão indica chuvas também no Mato Grosso do Sul, São Paulo, pontos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil: 


Fonte: NOAA 


Ariane Soares Oliveira, consultora técnica de vendas na Região de Patos de Minas (MG) maravilhada com a lavoura de milho


Soja safrinha do produtor rural Juliano de Souza Carmo em Pontão (RS)


Chuva na propriedade do Odacir Luiz Stangarlin em Curitiba (PR)

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil