HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Massa de ar frio derruba as temperaturas de norte a sul do Brasil e deixa RS, SC e PR com risco de geadas

Publicado em 11/06/2021 11:22 e atualizado em 11/06/2021 12:22
Inmet emite alerta laranja de declínio de temperatura válido até amanhã em boa parte do país

LOGO nalogo

A entrada de uma nova massa de origem polar vai derrubar a temperatura em várias regiões do Brasil neste final de semana. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os três estados da região Sul do Brasil têm risco de geada com intensidade moderada na próxima madrugada. 

A tendência é de declínio de, pelo menos, 5ºC em toda área e o Inmet emitiu alerta laranja válido até as 11h do próximo sábado (12) no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. "Risco à saúde. Declínio maior que 5ºC", afirma a publicação oficial. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, os modelos apontam que a condição de geada deve permanecer nos três estados até o início da próxima semana. 

Veja o modelo de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 

Temperaturas - Inmet - 110621
Fonte: Inmet 

O modelo de previsão de temperatura, também do Inmet, prevê mínimas entre 4 e 6 graus em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do centro-sul do Paraná nas próximas 30 horas. Confirme já indicavam as previsões durante a semana, a massa de ar frio deve avançar para as demais regiões do país, favorecendo o fenômeno conhecido como "friagem" em vários estados.

Além da região Sul, o Inmet também emitiu alerta de declínio nas temperaturas válido no Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Minas Gerais e Goiás, além de queda na temperatura no Mato Grosso e em Rondônia nas próximas 24 horas. "Para essas áreas, a passagem do frio será mais rápida, mas os modelos mostram que será possível sentir esse alívio na temperatura já nesta sexta-feira (11), comenta Olívio. 

Veja as áreas em alerta laranja para declínio de temperatura: 

Alerta declínio de temperatura - Inmet - 110621Alerta declínio de temperatura - Inmet - 110621
Fonte: Inmet 


 

De acordo com as previsões da Climatempo, as condições do tempo podem mudar no Centro-Oeste do país nesta sexta-feira (11). "A chegada de uma extensa frente fria traz aumento de nebulosidade e chuva sobre os estados de Goiás e Mato Grosso, após mais de 16 dias consecutivos sem chuva em Cuiabá, e mais de dois meses sem uma gota d'água em Goiânia", afirma a consultoria. 

A previsão alerta, no entanto, que a chuva deve ser passageira e não deve acontecer de forma generalizada e com previsão de baixos volumes, condição que é característica da estação. "Em Brasília já não chove há mais de 40 dias, mas tem previsão de chuva para o próximo sábado. Áreas de instabilidade que se formam com a passagem da frente fria e a circulação de ventos favorável em vários níveis da atmosfera, aumentam de forma significativa a nebulosidade, e voltam a causar pancadas isoladas de chuva sobre todo o Distrito Federal", comenta. 

Já o modelo de previsão de precipitação do Inmet também indica condição de chuvas isoladas em algumas áreas do Brasil Central. Os maiores volumes, segundo o Cosmo, são esperados para o extremo sul do Mato Grosso - com precipitação de até 50mm nas próximas 24 horas. Em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, também há condição de chuva, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 110621
Fonte: Inmet 

 

De acordo com a atualizaçaõ do modelo de previsão estendida, divulgada nesta sexta-feira (11) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os próximos dias serão de tempo estável em todo o Brasil. O modelo reduz as chuvas também no Sul do Brasil. 

O cenário deve mudar a partir do dia 19 de junho quando uma nova frente fria deve entrar no Brasil. No período entre 19 e 27 de junho, o modelo prevê chuvas entre 80mm e 100mm no centro-sul do Brasil, com destaque para Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo que deve receber os maiores volumes. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 110621
Fonte: NOAA

Tomateiro - Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC Foto: Paulo Marcelo Admek
Tomateiro - Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC Foto: Paulo Marcelo Admek

Neblina aqui em Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC
Neblina aqui em Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC

Morangos orgânicos na estufa - Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC Foto: Paulo Marcelo Admek
Morangos orgânicos na estufa - Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC Foto: Paulo Marcelo Admek
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário