Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em quase todo o BR e mais um dia de geada no Centro-Sul

Publicado em 30/06/2021 10:58 e atualizado em 30/06/2021 13:23

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de onda de frio válido para essa quarta-feira (30) em quase todo o Brasil. A massa de ar frio em atuação desde o início desta semana é considerada a mais intensa do ano até momento, derruba as temperaturas em todo o país e mantém ainda o risco de geadas em importantes áreas de produção agrícola na próxima madrugada. 

Veja as áreas com alerta laranja nesta quarta-feira (30): 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, todos os estados do sul do Brasil têm condição para geada na próxima madrugada. Os modelos indicam risco de intensidade entre moderada e forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

O avanço da massa, como já era previsto, também favorece o risco de geada em todas as regiões do Mato Grosso do Sul, São Paulo, chegando até o sul de Minas Gerais. De acordo com o meteorologista, em São Paulo e no sudoeste mineiro o risco é de geada entre fraca e moderada. 

"O sol vai aparecer forte por quase todo o Brasil, mas a presença do ar gelado vai manter a sensação de frio sobre o Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa com as áreas com risco de geada na próxima madrugada: 

 

De acordo com o mapa de previsão de temperatura do Inmet, as temperaturas mínimas não devem ultrapassar os 6 graus em toda a região Sul do Brasil, com destaque para o sul do Paraná onde as temperaturas podem ficar ainda mais baixas, entre 2 e 4 graus. 

No Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil a tendência é de mínimas entre 6 e 8 graus. O meteorologista destaca ainda a baixa inclusive no sul do Mato Grosso e de Goiás nas próximas horas. Em São Paulo, a tendência é de frio em todo o estado, com temperaturas entre 4ºC e 6ºC. As mesmas condições são esperadas para o sul de Minas Gerais. 

Mamedes afirma que a massa de ar frio deve seguir influenciando nas temperaturas até quinta-feira (1) em todo o Brasil. A partir de sexta a tendência é da elevação gradual em todas as áreas do país. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 


Fonte: Inmet 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra