Alerta vermelho: Acumulados no RS podem ultrapassar os 100mm nesta quarta-feira

Publicado em 25/08/2021 09:56 e atualizado em 25/08/2021 10:47
Frente fria e sistema de baixa pressão intensificam instabilidade e umidade pode subir para áreas do Centro-Oeste Sudeste

A quarta-feira (25) será mais um dia de alerta para temporais e chuvas intensas no sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes, a frente fria em atuação na região desde ontem e um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina ajudam na formação de nuvens carregadas e também no avanço da umidade para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

De acordo com as previsões da Climatempo, em Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná, as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite e há risco de chuva forte. Por enquanto, não há previsão de chuva para o norte e para o leste do Paraná.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitação de até 125mm no Rio Grande do Sul. Chove em todas as áreas do estado gaúcho, com destaque para a região central que deve registrar os maiores acumulados nas próximas 24 horas. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu para esta quarta-feira (25), alerta vermelho de acumulado de chuvas para o Rio Grande do Sul. "Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação oficial. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas horas: 

Fonte: Inmet

Entre esta quarta e quinta-feira (26) o sistema começa a avançar e as chuvas chegam também no Mato Grosso do Sul. Com as altas temperaturas dos últimos dias, a tendência é que a chuva chegue com intensidade. "Mas nas demais áreas do Centro-Oeste e em toda Região Sudeste do país, o predomínio ainda é de ar seco e muito quente. O sol fica forte o dia todo e não há condições para chuva", complementa a Climatempo. 

Ainda de acordo com a consultoria, parte do sistema terá força para romper algumas áreas do bloqueio atmosférico que há dias predomina pelo Brasil Central, inclusive com possibilidade de chuva no Sudeste no Brasil.

"A chuva é esperada para aliviar o calor, diminuir a secura do ar e o risco de incêndios, mas ainda não será para todos. A chuva de uma única frente fria não acaba com a seca de todo um inverno", acrescenta. 

De acordo com o Inmet, o alívio chega apenas para São Paulo no final de semana, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm no sul paulista. Há também previsão de chuva para as demais áreas do estado, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas horas: 

Fonte: Inmet

 
Trigo audaz em Nova Toledo no Paraguay, foto por Nilson Kohler


Palhada de milho safrinha em consórcio com ruziziensis na Fazenda Renascença localizada em Conceição da Aparecida-MG

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro