Chuvas avançam para SC e PR: Inmet mantém potencial para ventania e granizo

Publicado em 14/09/2021 10:43 e atualizado em 14/09/2021 11:21
Áreas de instabilidade podem favorecer pancadas de chuvas no Brasil Central, mas ainda de forma muito pontual

A frente fria em atuação no Rio Grande do Sul desde a noite de ontem, começa avançar para Santa Catarina e Paraná, e de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido as altas temperaturas das últimas semanas, mais uma vez as chuvas chegam com potencial para forte ventania e queda de granizo. 

Em relação aos volumes de chuva, o modelo Comso prevê acumulados de até 60mm no extremo norte do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Com o avanço do sistema, o modelo indica ainda chuvas entre 20mm e 30mm em todas as áreas de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. 

De acordo com a Climatempo, a terça-feira (14) já começou com temporais em parte do Sul do Brasil. "Há registros de rajadas de vento de mais de 80km/h nos três estados da região Sul, além de muitos raios e potencial para mais queda de granizo, que já foi bem presente ontem sobre o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. Tudo isso se deve a uma frente fria que se formou no sul do país associada a um ciclone extratropical", afirma a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas 24 horas: 
 

Fonte: Inmet


Já para as demais áreas do Brasil, o Inmet prevê que a condição de chuva chegue para o extremo sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, porém com volumes baixos e ainda de forma muito pontual. Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, alerta que assim como nas outras regiões, as chuvas podem chegar em forma de pancada e com risco de queda de granizo.

Em Goiás, parte de Minas Gerais e no Matopiba a condição continua sendo de tempo muito seco e de baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Inmet, os níveis devem variar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia, mantendo estado de alerta laranja na área.

"Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma a publicação oficial do Instituto. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

Fonte: Inmet


Safra de Milho largando suas primeiras folhas 2021/2022 em Pontão (RS). Envio do Produtor Rural Juliano de Souza Carmo


Safra 21/22 - Molho na agrícola irmão Baseggio em Muitos Capões (RS). Envio de Claudimar Baseggio


Safra 21/22 - Molho na agrícola irmão Baseggio em Muitos Capões (RS). Envio de Claudimar Baseggio


Foto em Paraíso do Norte (PR). Envio de Leonardo Mazzioni

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia


 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva