Previsão: Alerta de chuvas expressivas no Centro-Norte do BR; Inmet monitora condições

Publicado em 20/10/2021 10:57 e atualizado em 20/10/2021 11:43
Minas Gerais e Espírito Santo seguem com previsão de maiores volumes de chuva nesta quarta-feira (20)

A quarta-feira (20) será mais um dia marcado por pancadas de chuvas e acumulados expressivos em boa parte do país, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Centro-Norte do Brasil segue em alerta para pancadas de chuvas com trovoadas e ventania, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo que devem receber os maiores volumes de chuva. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, após a passagem de uma frente fria, áreas de instabilidade associadas à umidade descendo do Amazonas favorecem a formação de nuvens carregadas em toda área. A tendência é de que o tempo continue instável também nos próximos dias, inclusive com avanço da chuva com volumes expressivos para Bahia. 

"Nuvens carregadas crescem sobre o Centro-Oeste sobre o Norte do Brasil por causa do ar quente e úmido que predomina sobre estas regiões. Massas de ar seco predominam sobre o Sul do Brasil, sobre o Mato Grosso do Sul e pelo interior do Nordeste dificultando a formação de nebulosidade", complementa a previsão da Climatempo. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre 30mm e 60mm em Minas Gerais e no Espírito Santo nas próximas 24 horas. Segundo a meteorologista, o dia pode ser marcado por chuvas contínuas e apenas no extremo norte de Minas Gerais a umidade ainda começa a chegar e as chuvas devem acontecer entre a tarde e noite desta quarta-feira (20). 

No Centro-Oeste, o alerta segue mantido para Goiás e no Distrito Federal. Segundo o Inmet, desde ontem chove com acumulados significativos, provocando alagamentos e deslizamentos em vários pontos da região. Também há previsão de chuvas no Mato Grosso, porém com volumes mais baixos. No Mato Grosso do Sul, a tendência é de permanência de tempo estável. 

Também chove no Matopiba e com previsão de pancadas no final do dia no Tocantins, Maranhão e Piauí. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial do Inmet. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 


 
Foto em Cabeceira Grande (MG). Envio de Rhennan Stefanini


Foto em Cabeceira Grande (MG). Envio de Rhennan Stefanini


Safra 21/22 no Oeste Baiano. Envio de @augusto.crdz - AgroGallo


Plantio de soja na Fazenda Santa Rita em Paracatu (MG). Envio de João Luiz Pinton
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil