Previsão do tempo: Final de semana com chuvas espalhadas por todo Brasil

Publicado em 05/11/2021 11:08 e atualizado em 05/11/2021 14:19
Chuvas chegam com intensidade e mantém boa parte do país em estado de alerta nesta sexta-feira (5)

O final de semana será marcado por chuvas em boa parte do país. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, dois sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas, sendo eles uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a chegada de uma nova frente fria.

"Este sistema se organizou sobre o centro-norte do Brasil e vai provocar bastante chuva nos próximos dias. Outras nuvens carregadas avançam da Argentina para o Sul do Brasil e Paraguai, associadas a uma nova frente fria", afirma a consultoria. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém a previsão de chuvas mais expressivas no Centro-Norte do Brasil nas próximas 24 horas. O mapa prevê os maiores acumulados entre o norte de Minas Gerais e Bahia. As duas regiões podem registrar acumulados acima de 60mm. 

Também há previsão de acumulados mais significativos no centro-norte de Goiás e extremo sul do Tocantins. As duas áreas podem registrar chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas horas. O modelo prevê ainda chuvas nas demais áreas do Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

 

As áreas de instabilidade devem ganhar força e por isso colocam boa parte do Brasil em estado de alerta amarelo e laranja para tempestades e chuvas fortes. O Inmet emitiu alerta laranja válido no Mato Grosso do,  Bahia, áreas do Tocantins, Minas Gerais e Goiás. 

Já na região Sul do Brasil, com o avanço da nova frente fria, a faixa oeste do país fica em alerta amarelo para tempestade nesta sexta-feira (5). O alerta é válido para o Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e oeste do Rio Grande Sul. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Veja o mapa com as áreas em alerta nesta sexta-feira (5): 
 

Fonte: Inmet


Lavouras de soja na região de Darcinópolis (TO). Envio de Marcílio Fernandes Marangoni


Milho na agrícola irmão Baseggio em Muintos Capões (RS). Envio de Claudimar Baseggio


Soja na agrícola irmão Baseggio em Muintos Capões (RS). Envio de Claudimar Baseggio


Lavouras de soja na região de Darcinópolis (TO). Envio de Marcílio Fernandes Marangoni
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul