NOAA: Mais uma semana com chuvas volumosas no centro-norte do Brasil

Publicado em 08/11/2021 10:18 e atualizado em 08/11/2021 10:52
Climatempo destaca ainda que formação de nuvens carregadas deixa boa parte do país em estado de alerta

Segundo atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mais uma vez a semana será marcada por chuvas no centro-norte do país.

De acordo com o modelo norte-americano, entre os dias 8 e 16 de novembro, são esperados acumulados entre 100mm e 125mm no Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Matopiba. Os volumes mais expressivos estão previstos para áreas do Tocantins neste período. 

Já na região Sul do Brasil, o NOAA mantém a previsão de pouca chuva para os próximos sete dias. O mapa mostra apenas condição de umidade na faixa oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 40mm e 50mm. 

A partir do dia 16 de novembro, há tendência de mudança nas precipitações. Entre os dias 16 e 24 de novembro, o NOAA prevê o retorno das chuvas na região Sul do Brasil, com precipitação de até 100mm em áreas do três estados. 

Também para esse período, o NOAA diminui os volumes de chuva no Centro-Norte do Brasil, mas ainda assim mantém a condição de umidade. Neste período, os volumes mais expressivos são esperados entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás e também em áreas da Bahia. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA

Próximas 24 horas 

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a segunda-feira (8) é de alerta para temporais em grande parte do país. A consultoria destaca que áreas de instabilidade associadas à circulação dos ventos e um sistema de baixa pressão atmosférica segue influenciando a formação de nuvens carregadas na metade norte do país. Já no Sudeste, uma frente fria avança e aumenta as condições de chuvas nos quatro estados da região. 

"O dia será marcado por tempo instável e chuva a qualquer hora especialmente em áreas do centro-oeste e sul da Bahia, sul do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e na metade norte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte", afirma a previsão. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica acumulados entre 20mm e 40mm em áreas do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Bahia. Em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o modelo também mostra condição para chuvas, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet

 
Fazenda Buriti do grupo Via Fértil em Sapezal (MT). Envio do Gerente Administrativo Rodolfo D Farias
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil