Terça-feira com temperaturas elevadas no Centro-Sul do Brasil e mais chuvas no Centro-Norte

Publicado em 23/11/2021 10:05 e atualizado em 23/11/2021 17:05
Temperaturas ultrapassam os 30ºC e baixa umidade relativa do ar poderá ser observada nas horas mais quentes do dia, prevê Inmet

A terça-feira (23) será marcada por elevadas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ar muito seco na região Sul do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas continuam restritas ao centro-norte do país nos próximos dois dias. 

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que um sistema de baixa pressão na Argentina deve avançar para o sul do Brasil a partir do dia 25, próxima quinta-feira, mas até lá a condição é de temperaturas elevadas, com algumas áreas podendo registrar umidade abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê máximas de até 34 graus em alguns pontos do centro-sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, as temperaturas mais elevadas são esperadas para o oeste e norte do estado. As mesmas condições são previstas para Santa Catarina. 

Já no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a tendência é de temperaturas elevadas em todas as regiões, com os termômetros marcando 34 graus no período da tarde. Também há previsão de temperatura nesses patamares para o extremo sul de Minas Gerais e extremo sul de Goiás. É importante ressaltar que por se tratar de uma estação de transição, na Primavera normalmente são registradas as temperaturas mais elevadas do ano. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 24 horas: 

 

Fonte: Inmet

 

Já quando o assunto é chuva, os maiores acumulados continuam sendo previstos para o centro-norte do país nas próximas 24 horas. O modelo Cosmo prevê chuvas de até 60mm em áreas do Tocantins, oeste da Bahia e pontos isolados do Piauí. Imagens de satélite do Inmet mostram nuvens carregadas no centro-norte do Brasil: 
 

Imagens de Satélite - Inmet 

 

Também há previsão de chuvas para o Mato Grosso e Goiás, que de acordo com a meteorologista já superaram os acumulados previstos pela climatologia para o mês de novembro. O mapa também indica condição de chuva para Minas Gerais, mas de acordo com a especialista, as chuvas devem acontecer de forma irregular e com volumes baixos. 

O modelo também prevê o retorno das chuvas para o Sul do Brasil a partir de quinta-feira (25). Andrea destaca que mais uma vez o sistema chuvoso deve passar muito rápido pelo estado, e com precipitação entre 30mm e 50mm no estado gaúcho. Na sexta-feira a tendência já é de avanço da chuva para os demais estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet

 
Foto em Assis Chateaubriand (PR). Envio feito por Márcio Medola e Noeli Borin


Milho sofrendo com estiagem, Itaipulândia Oeste do Paraná. Envio de Ramil Jose Dos Santos


Foto em Assis Chateaubriand (PR). Envio feito por Márcio Medola e Noeli Borin


Colheita de trigo em Campos Novos (SC). Envio feito por Altair

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 55 o número de vítimas em temporais do Rio Grande do Sul
Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas
Jovem Pan: Tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul já afeta meio milhão de pessoas
Guaíba ultrapassa a marca de 5 metros
Região portuária no RS terá plano de ação para enfretamento das chuvas