Começo da semana tem chuvas intensas espalhadas pelo Centro-Norte do Brasil

Publicado em 29/11/2021 10:34 e atualizado em 29/11/2021 14:10
Massa de ar seco e quente volta a impedir avanço das nuvens e Rio Grande do Sul tem novo período sem chuvas

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com previsão de chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste do Brasil. Áreas de instabilidade avançam e deixam parte da região em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. Já no Sul do Brasil, uma nova massa de ar seco impede a formação de nuvens e favorece a elevação das temperaturas no Rio Grande do Sul. 

Kléber Souza, meteorologista do Inmet, explica que principalmente no Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e áreas Bahia as chances de chuvas intensas nesta segunda-feira (29) são grandes e chegam com força, potencial para trovoadas e rajadas de ventos, além de queda de granizo. 

"O ar fica abafado e há risco de temporais localizados, com raios e vento forte. Em média, as rajadas de vento mais intensas variam entre 40 e 60 km/h, mas pontualmente podem chegar a 70 km/h durante os eventos de temporais e há possibilidade de queda de granizo de forma localizada", complementa a Climatempo. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm para o norte mineiro e sul da Bahia nas próximas 24 horas. No Centro-Oeste, áreas de instabilidade atuam com força no sul do Mato Grosso do Sul, onde as precipitações podem chegar a 50mm. Em Goiás, o acumulado esperado é de 30mm, enquanto no Mato Grosso também há previsão de chuva, porém com volumes mais baixos. 

Na região Sul do país, o tempo volta a ficar estável no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuvas para Santa Catarina, mas os maiores volumes são esperados no Paraná nesta segunda-feira (29). De acordo com o modelo, a tendência é de acumulados entre 20mm e 40mm no Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:  

Fonte: Inmet


 

Previsão estendida para todo Brasil

A atualização de modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também indica os maiores volumes de chuvas para o centro-norte do país nos próximos dias. 

Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, o NOAA prevê chuvas entre 80mm e 100mm nessas áreas, com destaque para Mato Grosso e áreas do Matopiba que devem registrar os maiores volumes no período. 

Entre os dias 7 e 15 de dezembro, o NOAA prevê aumento nas chuvas na região Central do país, com destaque para Minas Gerais, Goiás e áreas do Mato Grosso que podem ter chuvas acima de 125mm. No Sul do Brasil, as chuvas continuarão restritas para áreas de Santa Catarina e Paraná, mantendo a previsão de tempo seco para o Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

Fonte: NOAA

 
Foto em Guaíra (SP). Envio de Gustavo Santana


Foto em Guaíra (SP). Envio de Gustavo Santana


Foto em Guaíra (SP). Envio de Gustavo Santana


Soja Zeus em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio Rodrigo Leandro Guzzo

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia;

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem trégua nas chuvas: Barragem rompe no RS; Inmet estende alerta vermelho até amanhã
Extremos: RS em calamidade pública e com previsão de mais chuva, enquanto Centro-Oeste tem onda de calor
Temporais devem avançar sobre Santa Catarina
Chuvas extremas provocam enchente histórica no Vale do Taquari
Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva