Chuvas desalojam 10 mil em Minas e deixam 6 mortos

Publicado em 30/12/2021 08:54

BRASÍLIA (Reuters) - Fortes chuvas que atingiram Minas Gerais deixaram 10 mil pessoas desalojadas e já mataram seis pessoas, desde o início do período chuvoso em outubro, com o norte do Estado sendo bastante atingido nos últimos dias, assim como cerca de um terço dos municípios baianos.

Segundo dados do governo mineiro, até o momento 63 cidades no Estado decretaram situação de emergência decorrente das chuvas intensas, sendo 53 com reconhecimento federal e estadual e outras dez em análise por expedirem decreto individualmente.

Nesta quarta-feira, o governador de Minas, Romeu Zema, esteve em quatro municípios do norte mineiro. Ele prestou solidariedade às famílias atingidas, conversou com moradores e acompanhou operações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil nas cidades.

"Faço questão de ir e estar com as pessoas que estão sofrendo com essa situação, inclusive para tomarmos as melhores decisões. É necessário ter agilidade neste momento", disse ele, em entrevista coletiva em Salinas.

O norte mineiro e municípios baianos foram fortemente castigados pelas chuvas nas últimas semanas.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Cheias em MG - Dezembro 2021 - Foto de Flávia Ayer/ TV Globo
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026