Defesa Civil de Santa Catarina confirma ocorrência de tornado no Médio Vale do Itajaí

Publicado em 06/01/2022 12:48 e atualizado em 06/01/2022 13:18

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (6) a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí. De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e noite de quarta-feira, as perturbações em médios níveis, a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

O relatório também aponta que a precipitação chegou aos 66 mm em Gabiruba, 60mm em Brusque e 38mm em Timbó. Confira o relatório completo aqui

 

Divulgação/Defesa Civil
Divulgação/Defesa Civil

 

Fonte: Defesa Civil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudeste amanhece frio, mas temperaturas sobem durante a tarde
Frio intenso no Sul do país
PREVISÃO BRASIL 14/05/2026
ENTREVISTA BOM DIA AGRO COM - João Teodoro Analista de Mercado da Patria Agro Negocio
ENTREVISTA BOM DIA AGRO COM - Paulo Moura Cientista Político do Canal Dextra
Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026