Novo alerta: Previsões indicam intensa onda de calor no Rio Grande do Sul nos próximos dias

Publicado em 10/01/2022 12:12 e atualizado em 10/01/2022 13:19
Semana vai ser marcada calor intenso em toda faixa oeste do Brasil

Um bloqueio atmosférico vai continuar impedindo o avanço da umidade para o Sul do Brasil nos próximos dias, o que deve provocar uma onda de calor na região, sobretudo no Rio Grande do Sul. "O estado vai enfrentar uma onda de calor, com vários dias consecutivos de calor bastante expressivo. No interior, as temperaturas ficarão até acima dos 40°C", destaca as previsões da Climatempo. Além do Brasil, a onda de calor deve elevar as temperaturas em grande parte da Argentina e no Uruguai. 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Sul do Brasil também indicam a permanência do tempo muito seco e temperaturas elevadas. O mesmo cenário tem sido observado pela consultoria MetSul, que destaca que o cenário mais crítico é previsto no oeste e sul do Rio Grande do Sul. "Sentirão com mais força a magnitude incomum da onda de calor pela sua maior proximidade da bolha de ar extremamente quente que deve se centrar na região do Rio Prata no final desta semana", afirma. 

Ainda de acordo com a consultoria, o oeste será a primeira região a registrar as temperaturas mais elevadas. "À medida que o aquecimento mais intenso vai se iniciara partir do Norte e Nordeste da Argentina", acrescenta. Com o calor intenso, há possibilidade de novos recordes pelo Rio Grande do Sul. A capital ainda não deve chegar na marca dos 40°C. A temperatura tende a ficar em torno dos 37°C na sexta-feira (14). O recorde absoluto de calor em Porto Alegre, até o momento, é de 40,6°C no dia 6 de fevereiro de 2014.

O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica que a partir de terça-feira (11), as temperaturas já estarão mais elevadas na faixa oeste do Brasil. No Rio Grande do Sul, as máximas podem se aproximar dos 40ºC. Além do Rio Grande do Sul, também sentirão as temperaturas em elevação áreas de Santa Catarina, Paraná, extremo oeste de São Paulo e todas as regiões do Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de temperatura no Sul do Brasil nos próximos dias: 


 

Fonte: Inmet

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval