NOAA indica que última semana de janeiro pode ter boas chuvas em grande parte do Brasil

Publicado em 19/01/2022 11:05 e atualizado em 19/01/2022 11:38
Nas próximas 24 horas, condição continua sendo de calor intenso e tempestades em várias áreas do país

De acordo com a atualização de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (19) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a última semana de janeiro deve trazer bons volumes de chuva para boa parte do Brasil, inclusive para a região Sul que vem sofrendo bastante com a seca prolongada e com as elevadas temperaturas dos últimos dias. 

Segundo o modelo norte-americano, entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro, as chuvas podem atingir toda a região Sul do Brasil, com destaque que algumas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que podem receber acumulados entre 80mm e 90mm no período. O modelo mostra ainda o avanço da umidade também no Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos e de forma ainda mais irregular. 

Neste período, também é previsto chuva para o Brasil Central. O modelo de previsão estendida mostra condições favoráveis em todas as áreas, destacando o norte do Mato Grosso que deve receber os maiores volumes no período. 

No Matopiba, a tendência é de chuva mais significativa no Maranhão, com precipitação prevista entre 90mm e 100mm. Também há condição para chuva nas demais áreas da região, porém com volumes mais baixos. 

Até lá, as condições continuam sendo de pancadas de chuvas apresentando irregularidade e com volumes mais expressivos no norte do país. Entre os dias 19 e 27 de janeiro, o NOAA mostra ainda previsão de chuva em Minas Gerais, com precipitação entre 40mm e 60mm no período. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na previsão desta quarta-feira (18), válido em toda a região central do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

Fonte: NOAA 

A consultoria Climatempo alerta para fortes temporais no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira nas próximas 24 horas. "Estão previstos fortes temporais que vão ocorrer entre à tarde e à noite, depois de um dia marcado por sol e calor. As pancadas de chuva vem acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de até 50km/h. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo", afirma a previsão. 

O Inmet mantém ainda nesta quarta, o aviso de alerta laranja para onda intensa de calor na região Sul do Brasil. Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, a área com temperaturas elevadas já diminuiu, mas a faixa oeste da região terá mais um dia de calor intenso, segundo o especialista, as temperaturas máximas podem bater a casa dos 42 graus. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro