Terça-feira ainda com muita chuva no Centro-Oeste e Sudeste; tempo seco e baixa umidade no Sul

Publicado em 08/02/2022 10:41
Modelos continuam indicando que estiagem no Sul deve continuar nos próximos dias

De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (8) será marcado pela continuição das chuvas no Centro-Norte do Brasil e tempo muito seco com baixa umidade relativa do ar na região Sul do país. 

A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a formação de nuvens carregadas entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, deixando parte da área em estado de alerta. Só em 2022 é a quarta vez que o Brasil tem a formação da ZCAS e as chuvas intensas e contínua já resultaram em estragos também nos centros urbanos. 

Para algumas culturas como por exemplo, para o café e para cana-de-açúcar as precipitações são positivas após longo período de estiagem. Por outro lado, o excesso de umidade pode trazer problemas no avanço da colheita da soja e avanço do plantio do milho safrinha. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 50mm em Minas Gerais. Apenas o norte mineiro não deve ter chuvas tão expressivas, mas pode registrar pancadas no final da tarde. Em São Paulo, os volumes reduzem e o modelo mostra condição para chuva no extremo norte paulista. 

Já no Centro-Oeste, continua chovendo em Goiás e no Mato Grosso. Os dois estados têm previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. A tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos dias. 

Segundo a consultoria Climatempo, o mês de fevereiro promete fechar com volumes de chuva acima da média em muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. "Um dos fatores que vai auxiliar no aumento da chuva é justamente situações como essa, em que um grande corredor de umidade provoca chuva frequente e volumosa por várias áreas do Brasil", acrescenta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet

 

Enquanto as chuvas persistem na faixa Centro-Norte do Brasil, o modelo de previsão estendida mantém o cenário de tempo muito seco no Centro-Sul do Brasil. De acordo com o Inmet, as temperaturas devem subir nos próximos dias e a tendência é de baixa umidade relativa do ar, principalmente no Rio Grande do Sul. 

O modelo de previsão estendida, divulgado nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), entre os dias 8 e de 16 de fevereiro, não há previsão de precipitação em toda área. Durante este período, o NOAA também prevê chuvas apenas no centro-norte do Brasil. 

O cenário deve mudar apenas a partir do dia 16 de fevererio. O NOAA mostra o retorno da umidade nos tres estados, com destaques para áreas do Rio Grande do Sul onde os mapas indicam precipitação de até 100mm entre o dia 16 e 24 de fevereiro. O modelo mostra ainda a condição de chuva em Santa Catarina e no Paraná, além de manter a condição de chuva para Sudeste, Centro-Oeste e áreas do Matopiba. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro