Frente avança e leva chuva expressiva para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta 5ª feira

Publicado em 31/03/2022 10:23 e atualizado em 31/03/2022 10:55
Na faixa Norte do país, o cenário continua sendo de muita chuva para o Maranhão e Piauí

A frente fria em atuação no Sul do Brasil desde o início da semana continua favorecendo a formação de nuvens carregadas em algumas áreas do país nesta quinta-feira (31). Depois da passagem pelo Rio Grande do Sul, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os volumes mais expressivos no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nas próximas 24 horas. 

"Nuvens bastante carregadas também se formam sobre o Norte do Brasil e sobre grande parte da Região Nordeste por causa da umidade alta e do calor e da presença da Zona de Convergência Intertropical que está ativa na costa norte do Brasil", complementa a previsão da Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuva entre 30mm e 50mm entre o norte do Paraná e sul de São Paulo. Chove em todo Mato Grosso do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm em vários pontos do estado. A Climatempo acrescenta que o céu nublado e a chuva predominam no centro, oeste e sul de Mato Grosos do SUl, sul e leste de São Paulo, centro e leste do Paraná e em áreas de Santa Catarina. 

Nas demais áreas do país, o modelo Cosmo mantém a condição de tempo estável no Mato Grosso, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. Também continua chovendo no Tocantins, entre 40mm e 50mm. Ainda no Matopiba, o norte do Maranhão e do Piauí continua em estado de alerta, com acumulados podendo chegar a 70mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

O modelo de previsão estendida, divulgado pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que no período entre 31 de março e 8 de abril, o Sul do Brasil deve receber chuvas entre 40mm e 60mm, com destaque para a faixa oeste da região que deve receber os volumes mais expressivos de chuva. 

O modelo mostra também condição de chuva para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém com volumes mais baixos e de forma muita irregular. No Nordeste do Brasil, o modelo continua indicando a permanência de tempo seco nos próximos dias. Já para a região Central, assim como a previsão do Inmet, o NOAA mantém os maiores acumulados para o norte do Mato Grosso. No Matopiba, o destaque fica para o norte do Maranhão e do Piauí, com previsão de

Entre os dias 8 e 16 de abril, o NOAA prevê o retorno das chuvas em áreas de Minas Gerais, com precipitação prevista entre 30mm e 35mm mo período, além de manter a condição para chuva em áreas do Centro-Sul do Brasil, mais uma vez com destzque para a faixa oeste da região que deve receber os volumes mais expressivos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA 

 
Feijão Urutau em Chopinzinho (PR). Enviado por Ivan Pilger


Feijão Urutau em Chopinzinho (PR). Enviado por Ivan Pilger
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 3 de maio, 18h
Confira a previsão do tempo para este sábado (04) para todo o Brasil
Sobe para 39 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
Agronegócio gaúcho ainda não consegue mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul