Antes do frio intenso, Sul do Brasil terá muita chuva e previsão indica até queda de granizo no PR e MS

Publicado em 13/05/2022 11:01 e atualizado em 13/05/2022 11:44
Final de semana vai ser marcado por chuvas significativas na área e temperatura começa a cair no domingo no RS

Todos os setores de produção agrícola do país monitoram de perto a entrada de uma massa de ar frio que promete derrubar as temperaturas e provocar geadas em áreas de produção no Centro-Sul do Brasil nas próximas semanas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta que antes do frio as próximas 48 horas serão marcadas por muita chuva no Sul do Brasil. 

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, explica que uma frente fria avança pela região, favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda área, com destaque para o sul do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná que devem receber as chuvas mais intensas, inclusive com potencial queda de granizo nas próximas horas. 

A tendência é que o sistema fique na área nas próximas 48 horas, e de acordo com o especialista a partir de sábado (14) as chuvas ficam ainda mais intensas. Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 20mm e 50mm em algumas áreas. 

Além do Sul do Brasil, o modelo Cosmo mantém a condição de chuva no norte do país e o Inmet mantém boa parte da área em estado de alerta para chuvas intensas nesta sexta-feira (13). Para as demais áreas do país não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo. 


Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 

Com relação ao frio, Mamedes explica que no domingo (15) as temperaturas começam a cair no Rio Grande do Sul, mas o sistema de previsão de geada do Inmet prevê a ocorrência do evento climático na madrugada da segunda feira com intensidade entre fraca e moderada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Sul do Paraná a previsão é de geada fraca neste mesmo dia.

O Inmet continua monitorando as condições, com previsão de geada ampla na semana que vem pelo Sul do Brasil, mantendo o alerta para áreas do milho safrinha. A tendência é que a massa de ar frio avance também para outras áreas do país, com potencial para geada no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e até sul de Goiás. Nessas áreas, produtores de café e laranja estão apreensivos com a chegada do frio antecipado e intenso. 

Veja o mapa com a previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias: 

 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil