Primeira semana do inverno tem tempo muito seco e deixa BR Central em alerta com baixa umidade

Publicado em 22/06/2022 05:08 e atualizado em 22/06/2022 09:47
Chuvas continuam restritas ao Sul do Brasil, com destaque para o norte gaúcho que deve registrar os volumes mais expressivos

O inverno começou oficialmente na terça-feira (21), e boa parte do país já sente as condições típicas da estação com tempo muito seco e chuvas restritas à região Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, as temperaturas ainda estão mais elevadas para a estação mais fria do ano, mas o tempo muito seco acende alerta no Brasil. 

Há alguns dias não chove em de forma significativa no Brasil Central e com a chegada do inverno a tendência é que a massa de ar seco ganhe mais intensidade, impedindo o avanço da umidade em todo o Centro-Oeste, Sudeste, áreas do Paraná, sul da Amazônia e interior do Nordeste. 

"Todas essas áreas fiquem secas, ensolaradas e com temperaturas altas no período da tarde. A população deve se atentar aos índices de umidade relativa do ar que devem ficar muito abaixo do ideal para a saúde", afirma a consultoria. 

A umidade relativa do ar também traz preocupação para risco de incêndios em áreas agrícolas. Segundo a Climatempo, nas horas mais quentes do dia, os valores podem ficar abaixo dos 30% em algumas áreas do Brasil e deixa em estado de atenção áreas do Triângulo Mineiro, parte do oeste de Minas, Goiás, Distrito Federal, norte paulista, parte de Mato Grosso e até Mato Grosso do Sul podem marcar valores abaixo dos 20%.

Veja o mapa de previsão de temperatura máxima nos próximos dias: 
 

Fonte: Inmet 

Próximas 24 horas 

A atuação de uma frente fria passando pelo Sul do Brasil continua favorecendo a formação de nuvens carregadas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24 horas. 

De acordo com o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o centro-norte do Rio Grande tem previsão de precipitação entre 20mm e 60mm, sendo o maior volume esperado para o extremo norte gaúcho. Os mesmos volumes são previstos para o extremo sul de Santa Catarina. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva
Inmet mantém previsão de calor intenso e parte do Brasil e tem alerta vermelho para chuvas no Sul
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil