Ar seco e frio impede avanço de novas chuvas e mantém temperaturas mais baixas no Brasil

Publicado em 12/08/2022 10:53 e atualizado em 12/08/2022 11:39
Nova rodada de chuva deve entrar no Sul apenas na próxima semana e sem condição para avançar nas demais áreas

A semana foi marcada pelo avanço de uma frente fria, que confirmando as previsões anteriores, levou alívio para algumas áreas da região Central do Brasil. A chuva ainda não chegou para todos, mas depois de mais de 90 dias sem precipitação, alguns pontos do país registraram alívio nas temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. 

Segundo dados coletados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos três dias foram registradas chuvas de até 20mm em áreas do Mato Grosso, extremo sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo. Na região Sul do Brasil, as chuvas mais expressivas, chegando a 60mm na faixa litorânea dos três estados e precipitação entre 20mm e 30mm nas demais áreas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

Fonte: Inmet 

 

Após a passagem da chuva, que inclusive trouxe transtonos no Sul do Brasil, as previsões indicam temperaturas amenas e tempo muito seco em boa parte do país. Desde ontem as madrugadas estão mais frias, com potencial para geada, mas sem relatos de problemas nas áreas de produção agrícola. 

Segundo a Climatempo, o ar frio ainda mantém as temperaturas baixas nos três estados da região Sul, no Sudeste, Centro-Oeste, no Acre e Rondônia. Durante o final de semana a tendência que as áreas sul e leste da Bahia tenham queda na temperatura. 

"A presença desse ar frio reduz a umidade do ar e dificulta o crescimento de nuvens sobre o país. Assim, no decorrer desta sexta-feira, a maior parte do Brasil fica ensolarado, com poucas nuvens e sem condições para chuva. Isto vai permitir muitas horas com sol forte para aquecer o ar e uma rápida elevação da temperatura causando uma grande amplitude térmica durante o dia", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

Fonte: Inmet

 

De acordo com modelo Cosmo, um novo sistema deve devolver a condição de chuva para o Sul do Brasil apenas no início da próxima semana. A tendência é que uma nova rodada de chuva entre pelo Rio Grande do Sul e na segunda-feira avance para Santa Catarina e Paraná, com previsão de precipitação de até 50mm em áreas do Rio Grande do Sul. Dessa vez a chuva não teve ter força para avançar para as demais áreas do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo Brasil nos próximos dias: 

Fonte: Inmet
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)