Chuva sem trégua: ZCAS mantém áreas de instabilidade no Centro-Norte do Brasil nesta 3ª feira

Publicado em 29/11/2022 10:46 e atualizado em 29/11/2022 11:23
Inmet emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas válido em toda área nas próximas 24 horas

Esta terça-feira (29) será mais um dia marcado por chuvas intensas no Centro-Norte do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua favorecendo a formação de nuvens carregadas nessas áreas e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas entre amarelo e laranja de chuvas intensas válido nas próximas 24 horas nessa região. 

Segundo a publicação oficial do Inmet, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí têm alerta laranja para chuvas intensas válido até as 10h de amanhã. Nessas áreas, é prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Também continua chovendo em áreas isoladas de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso. Todas essas áreas tem previsão de precipitação podendo chegar a 50mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

A Climatempo acrescenta que o ar quente úmido que segue predominando no Brasil e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera favorecem as chuvas pelo país. 

"Apenas o centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul permanece sem chuva. Permanece a situação de alerta para o tempo muito chuvoso no leste do Paraná e de Santa Catarina. Há previsão de muita chuva também para a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis", afirma a consultoria. 

Para os próximos dias, a tendência é que continue chovendo em todo Brasil nos próximos dias. Segundo o modelo Cosmo, a trégua na chuva será rápida e um novo sistema deve avançar pela faixa oeste do país ainda nesta semana. 

Na virada do mês, as chuvas mais significativas são previstas para o oeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com acumulados que podem chegar a 70mm.  A tendência é que as chuvas avancem para Minas Gerais e áreas do Matopiba, enquanto a região Sul do Brasil deve continuar com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva por todo Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 29 de novembro e 7 de dezembro, o NOAA prevê chuvas entre 50mm e 100mm, com exceção do Rio Grande do Sul que deve receber os volumes mais bnaixos no período. Segundo o modelo norte-americano, a tendência é que a condição se estenda até o dia 15 primeiro de dezembro. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro