Chuvas intensas provocam transbordamento de barragem e tromba d'água no Paraná

Publicado em 06/03/2023 11:58 e atualizado em 08/03/2023 14:12
Mais de 200 famílias estão desabrigadas na área urbana da cidade e Defesa Civil realiza força-tarefa

Além das áreas de produção agrícola que há semanas recebem chuvas volumosas, a região urbana no norte do Paraná também foi fortemente atingida pelas chuvas no último final de semana. Em um curto período de tempo, foram registrados 150mm de chuva na região norte do estado. 

Segundo informações da Defesa Civil do Estado do Paraná, uma força-tarefa para acompanhar a situação na cidade de Bandeirantes, no Norte Pioneiro. A forte chuva na madrugada do último domingo (5) causou o transbordamento de uma barragem na zona rural e uma tromba d'água no Ribeirão das Antas, que acabou inundando a área urbana da cidade. 

Fotos: Alysson Silva 


Pelo menos 270 famílias foram afetadas pela chuva. "O Governo do Paraná enviou 100 colchões, 100 kits dormitório, 300 cestas básicas, água (500 caixas com 48 copos), 200 kits de limpeza, com vassoura, balde e água sanitária, além de 3,6 mil unidades de 500 ml de álcool em gel para ajudar as famílias. A equipe da Defesa Civil que foi ao município vai ajudar a elaborar a documentação que permite acessar com mais facilidade os recursos estaduais e federais para dar uma resposta aos impactados", afirma o comunicado oficial. 

A infraestrutura do estado também foi danificada, como pontes e estradas da cidade. "Segundo a Defesa Civil, mil pessoas foram afetadas e cinco estão desabrigadas, mas não há registros de feridos. A Copel afirmou que não há desligamentos na rede elétrica no momento", afirma. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (18) para todo o Brasil
Novas rodadas de chuva e frio são previstos para a próxima semana e desta vez, além do RS, SC E PR também serão atingidos
Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS - 17/5, 9h
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (17) para todo o Brasil
Norte do Rio Grande do Sul segue com chuva e estado deve passar por gangorra térmica nos próximos dia