Previsão: Última semana de junho com chuva apenas no extremo sul do país

Publicado em 26/06/2023 10:39 e atualizado em 26/06/2023 11:29
Região Central do Brasil além do tempo muito seco, tem novo alerta para baixa umidade relativa do ar

A última semana de junho será marcada por condições típicas do inverno em todo Brasil: chuvas no extremo sul do país, além da permanência de tempo muito seco no interior do país e baixa umidade relativa do ar em algumas áreas. 

A passagem de uma frente fria favorece a formação de nuvens carregadas e deixa o sul do Rio Grande do Sul em estado de alerta para tempestade nas próximas 24 horas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região pode receber chuva entre ntre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O alerta amarelo é válido até as 10h de amanhã na região. 

O modelo Cosmo prevê, no entanto, que dessa vez a chuva não terá força para avançar para as demais áreas do país. A tendência é que o tempo continue firme em Santa Catarina e no Paraná, além da passagem da frente fria ser pelo estado gaúcho. 

Já na região Central do Brasil, o alerta é para baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (26). Com o tempo muito seco e temperaturas elevadas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo têm alerta para umidade relativa do ar entre 30% e 20% nesta segunda. 

"Grande parte do Brasil segue sob influência da alta pressão, que inibe a formação de nuvens de chuva. Estados do Centro-Oeste do Brasil voltaram a sofrer com o aumento no número de focos de queimadas, somente em junho, Mato Grosso registrou 1693 novos incêndios. O estado do Tocantins, lidera o segundo lugar do ranking, segundo dados do monitoramento de queimadas do INPE, com 984 focos de queimadas", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026
Calor intenso
Chuva diminui em grande parte do Norte