Previsão do tempo: Áreas de instabilidade podem favorecer chuvas pelo Centro-Sul do Brasil

Publicado em 27/07/2023 10:40
Volumes mais expressivos continuam previstos apenas para o Sul e sistema não tem força para romper massa de ar seco

Mantendo as características típicas do inverno, os modelos meteorológicos continuam sem indicar mudanças significativas nas condições do tempo nas principais áreas de produção agrícola do país. 

Segundo a Climatempo, a passagem de uma frente pode, no entanto, favorecer a formação de nuvens carregadas em algumas áreas do Centro-Sul do Brasil. A consultoria afirma que além dos três estados da região Sul do Brasil, alguns pontos no Mato Grosso do Sul e em São Paulo podem receber pancadas de chuvas nesta quinta-feira (27). 

"Áreas de instabilidade que ficaram sobre o Sul do Brasil e o Paraguai, após a passagem de uma frente fria, espalham muitas nuvens sobre o centro-oeste e o sul de Mato Grosso do Sul", afirma a consultoria. 

Já em São Paulo as pancadas são previstas para ocorrer no centro0oeste, sul e leste do estado. "A chuva tende a ocorrer à tarde e à noite, incluindo a região da Grande São Paulo. Também pode chover a partir da tarde no sul do estado do Rio De Janeiro e à noite no Grande Rio", complementa. 

O modelo Cosmo mostra que apesar das áreas de instabilidade, as chuvas mais volumosas são previstas para o Sul do Brasil e o sistema ainda não terá força o suficiente para romper a intensa massa de ar seco que algumas semanas atua no interior do Brasil, elevando as temperaturas e derrubando a umidade relativa do ar. 

Com relação aos volumes, o modelo prevê acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas horas, com destaque para o norte do Rio Grande do Sul que deve registrar a precipitação mais significativa. A tendência é que a partir de amanhã, as chuvas ganhem intensidade, aumentando os volumes também em Santa Catarina e centro-Sul do Paraná, com previsão de acumulados entre 20mm e 40mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país