Onda de calor começa a perder força em algumas regiões e Sul do Brasil pode ter até geada

Publicado em 25/08/2023 10:26
Centro-Norte do país, no entanto, continua com temperaturas elevadas

Depois de uma semana de recorde nas temperaturas Brasil afora, a onda de calor vai começar a perder força neste final de semana. A passagem de uma frente fria, apesar da chuva não chegar em todas as regiões, vai influenciar a entrada de um ar mais frio e derrubar as temperaturas em várias regiões. 

"A mudança na circulação dos ventos sobre o país causada por esta frente fria e o ar frio de origem polar trazido por ela vão causar uma brusca queda de temperatura nesta sexta-feira, 25, e no próximo fim de semana", afirma a Climatempo. 

Os modelos indicam que a frente fria vai favorecer as chuvas apenas no Sul do Brasil e em áreas isoladas no extremo sul de São Paulo. Na previsão do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Santa Catarina e Paraná podem receber entre 20mm e 30mm de chuva nas próximas 24 horas. 

"Sexta-feira de tempo bastante instável no Paraná, em função da presença de um sistema frontal. Chuva ocorre a qualquer momento do dia na maior parte do estado, com condições para ocorrência de tempestades (chuvas significativas, descargas atmosféricas e ventos fortes). Entre o noroeste e o norte pioneiro ainda faz um pouco de calor, mas nos demais setores as temperaturas ficam amenas (inclusive com frio à noite entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC)", complementa a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). 

O modelo mostra ainda que a frente pode levar alguma chuva para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo durante o final de semana, porém com irregularidade e com volumes mais baixos. As demais regiões do Brasil continuam com tempo seco.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet


Já nesta sexta-feira (25), a entrada do ar frio vai derrubar as temperaturas pelo Sul do Brasil. O sistema de previsão do Inmet, inclusive prevê condições para geada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na próxima madrugada. 

Segundo o Sisdagro, no estado gaúcho podem ocorrer casos isolados de geada com intensidade entre forte e moderada, com destaque para o norte do estado, na divisa com Santa Catarina, onde o frio tende a ser mais intenso. No Paraná é previsto geada com intensidade moderada no sul do estado. Veja as áreas com risco de geada na próxima madrugada: 

Fonte: Inmet

Nas demais regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste e no Matopiba, no entanto, o calor vai permanecer. O Inmet, inclusive, mantém o estado de alerta para onda de calor até as 18h desta sexta-feira. As condições de temperaturas elevadas favorecem a baixa umidade relativa do ar, e o Inmet também mantém o estado de alerta para umidade entre 20% e 12% no oeste da Bahia e no centro-sul do Piauí. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro