Fortes chuvas causam mais de US$1 bi de prejuízo ao Chile

Publicado em 28/08/2023 18:15 e atualizado em 29/08/2023 07:58

Por Natalia A. Ramos Miranda

SANTIAGO (Reuters) - Fortes chuvas que castigaram a região agrícola do centro-sul chileno na semana passada causaram um prejuízo de pelo menos 1 bilhão de dólares, segundo cálculos feitos pelos setores público e privado.

O governo chegou a decretar estado de catástrofe na semana passada, quando as chuvas atingiram comunidades isoladas e deixaram pelo menos três pessoas mortas.

O governo do presidente chileno, Gabriel Boric, emitiu na semana passada uma emergência agrícola para 100 municípios, direcionando cerca de 8,3 milhões de dólares para recuperar a infraestrutura de irrigação, sistemas de canais e outras medidas de auxílio a agricultores, que pediram mais apoio.

"Estamos falando de danos de mais de 1 bilhão de dólares", afirmou o presidente da Sociedade Agrícola Nacional, Antonio Walker, em coletiva de imprensa, após se reunir nesta segunda-feira com o ministro da Agricultura chileno, Esteban Valenzuela.

"Há danos para pequenos, médios e grandes agricultores, produtores que fornecem para mercados locais e muitos pomares dedicados à exportação", acrescentou.

Além de ser um grande exportador de cobre, o Chile também é forte no agro e em produtos derivados, como frutas frescas, nozes, polpas, vinho e madeira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro