Atenção no Sudeste: Inmet e Marinha confirmam formação de novo ciclone subtropical

Publicado em 15/02/2024 10:53
Condições estão sendo monitoradas e região pode ter volumes expressivos e muita ventania nos próximos dias

Os próximos dias serão marcados por chuva forte no Sudeste do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou recentemente que a formação de um novo ciclone subtropical, que se forma em alto-mar, vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro que devem receber os volumes mais expressivos. A informação também foi confirmada pela Marinha do Brasil. 

"O fenômeno vai provocar muita chuva no litoral norte de São Paulo até a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a região da Costa Verde, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty", afirma a publicação oficial. Dependendo das condições fenômeno nos próximos dias, o sistema poderá ser classificado como tempestade subtropical. 

Mapa de pressão atmosférica com destaque para a área de atuação do ciclone:

Segundo os dados do modelo Cosmo, já nesta quinta-feira (15) é possível observar a formação de nuvens mais carregadas no Sudeste do Brasil. Áreas do Rio de Janeiro, São Paulo e até Minas Gerais podem ter acumulados entre 50mm e 60mm nas próximas 24 horas. 

O Inmet mantém o estado de alerta para chuvas intensas válido até amanhã em todo Sudeste, centro-leste de Mato Grosso do Sul e em áreas do Paraná. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o comunicado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta quinta pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a previsão de boas chuvas para o Centro-Norte do Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 15 e 23 de fevereiro, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 90mm e 150mm. Os bons volumes, inclusive, chegam para o oeste da Bahia e norte de Minas Gerais. 

De acordo com o mapa, entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março, o tempo volta a ficar mais seco nessas áreas. Além disso, mostra irregularidade nas chuvas no Centro-Sul do Brasil. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: NOAA 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (11) para todo o Brasil
Governo atualiza situação das barragens no RS – 10/5
Emater/RS-Ascar adverte sobre riscos de zoonoses após enchentes
ONS eleva previsão de chuvas em hidrelétricas do Sul em maio
Governo prepara medida para levar dinheiro às pessoas afetadas pelas chuvas no RS, diz ministro