Segunda quinzena de agosto tem previsão de chuvas apenas nas regiões Sul e Norte, indica NOAA
O modelo de previsão de chuvas da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) indica precipitações mais volumosas apenas para a região Sul do Brasil durante a segunda metade de agosto. Há também alguns acumulados previstos para o Sul de Mato Grosso e São Paulo, para a costa leste do Brasil e parte da Região Norte, mas com menos intensidade.
Durante os próximos oito dias, entre esta quarta-feira (14) e a quinta-feira (22), as chuvas devem ser escassas em praticamente todo o território brasileiro. Chuvas mais volumosas são indicadas para o extremo sul do Rio Grande do Sul e uma pequena parte do litoral do Nordeste, onde os acumulados devem chegar a até 90 milímetros durante esse período.
Em outras partes do Rio Grande do Sul, do Nordeste e em áreas mais ao norte da Região Norte, também pode haver chuvas, porém a precipitação durante os próximos oito dias não deve superar acumulados de 40 milímetros.
Enquanto isso, há a prevalência do tempo seco no restante do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica nesta quarta-feira alerta de perigo e perigo potencial para a condição seca em grande área do Brasil Central, abrangendo também parte do Nordeste e da Região Norte. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.
Na semana seguinte, a previsão é de que as chuvas aumentem a abrangência e o volume sobre a Região Sul, porém o tempo deve permanecer seco em outras áreas do Brasil, de acordo com o que indica a NOAA. Mesmo assim, os volumes estarão abaixo da média em praticamente todo território.
Entre os dias 22 e 30 deste mês, deve chover com mais intensidade sobre a parte sul do Rio Grande do Sul e no leste gaúcho e de Santa Catarina. Nesses locais, os acumulados poderão ultrapassar 100 milímetros em oito dias.
No restante do Sul do Brasil, os acumulados devem variar entre 5 e 40 milímetros durante esse período. Chuvas semelhantes também estão previstas pela NOAA para o Nordeste e em parte da Região Norte, onde a instensidade poderá ser um pouco maior, com até 90 milímetros em oito dias.
0 comentário
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (12) para todo o Brasil
ORPLANA participa de reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos
Plantio no pó deve ser evitado; apesar da volta das chuvas, meteorologista reforça que plantio só dever ser feito com umidade do solo restabelecida
Sem chuvas, bacias de hidrelétricas do Brasil têm solo mais seco da série histórica
Ar seco, fumaça e muito calor no Brasil nesta quarta-feira (11), informa a Climatempo
Climatempo: 40°C até no Sul do Brasil