Chuvas sobre o Nordeste devem se concentrar com maior intensidade entre Maranhão e Piauí; previsão para os demais estados é de volumes menores

Publicado em 03/02/2025 15:32 e atualizado em 03/02/2025 16:32
Previsão do Inmet mostra acumulados próximos de 100 milímetros nos próximos sete dias

Entre esta segunda-feira (03) e a terça-feira (04), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para fortes chuvas na parte oeste do Nordeste brasileiro, com maior nível de atenção para a parte norte do Maranhão, onde pode haver precipitação entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros em um dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.

No acumulado dos próximos sete dias, estão previstos totais de chuva acima de 70 milímetros no noroeste do Maranhão. No nordeste do estado, na divisa com Piauí, municípios daquela área poderão receber volumes em torno de 100 milímetros.

De maneira menos intensa, deve chover em praticamente todo o litoral do Nordeste durante os próximos sete dias, com volumes acumulados em torno de 20 milímetros. Demais áreas devem ter pelo menos um pouco de umidade, com exceção de uma faixa centra da Bahia, que segue até o oeste de Pernambuco e sudeste do Piauí.

A redução das chuvas deve trazer um alívio para algumas regiões produtoras do Nordeste. Conforme destacou o Cepea na última semana, precipitações preocuparam viticultores do Vale do São Francisco, entre a Bahia e o Pernambuco. Os volumes registrados principalmente na madrugada da quinta-feira 30) causaram muitos problemas, com perdas de até 30% dos parreirais.

Conforme o que mostra o mapa de precipitação acumulada do Inmet, entre o oeste da Bahia e o oeste do Pernambuco, foram contabilizados acumulados superiores a 50 milímetros, que se aproximaram de 100 milímetros em algumas áreas. Nesses locais, a previsão do Inmet é de que a precipitação acumulada em sete dias não supere os 10 milímetros.

Por: Igor Batista
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de Calor e Temporais no Fim de Semana no Brasil 28 e 29/03/2026
Próximos dias serão de pouca chuva e muito calor em grande parte do país
Calor ganha força no centro-sul do Brasil nos próximos dias
Chuva Forte no ES e BA com Risco de Temporais 27/03/2026 Climatempo 256 mil inscritos Inscrever-se Remix
Inmet: Calor intenso atinge o Sul do Brasil e Mato Grosso do Sul a partir desta 6ª feira (27)
Safra 2026: O que o clima está mostrando agora