Chuvas intensas: Rio de Janeiro e São Paulo têm alerta para temporais pelo menos até sábado (5)

Publicado em 03/04/2025 17:54
Inmet elevou para vermelho, de grande perigo, o nível do aviso sobre esses estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta de para grande perigo sobre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (3). A maior ênfase para as chuvas intensas acontece a partir de sexta-feira (4), com volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h.

Alerta para chuvas intensas válido pelo menos até o dia 5. Fonte: Inmet

Esse alerta afeta as regiões Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Baixadas, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Centro Fluminense. Nessas áreas, de acordo com o Inmet, existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Nesta quinta-feira o Inmet informou que o ápice dos temporais nessas áreas deve estender pelo menos até sábado (5), com acumulados de chuva significativos. Nesta quinta-feira (3), a previsão é de chuvas fortes localizadas nessas áreas de São Paulo, além do sul e Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina, mas com menor severidade. 

O Instituto explica que as chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera, favorecido pela atuação de uma frente fria no oceano, combinada com a topografia acidentada da faixa leste da região.
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

São Paulo, Rio de Janeiro e áreas de MG, ES, GO, MS e PR têm alerta para onda de calor até a tarde do Natal
Tempestade causa prejuízo no RS e instituições mantêm alerta para altos volumes de chuvas
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (23) para todo o Brasil
Centro-Norte do Brasil segue com alertas de chuvas intensas, aponta Inmet
Semana de Natal começa com alerta para tempestades e acumulados de até 200mm no RS
Verão começa com o calor ganhando força no país