Inmet mantém alerta vermelho para o Rio Grande do Sul e amplia avisos para mais estados

Publicado em 18/06/2025 16:42 e atualizado em 18/06/2025 18:23
Precipitação pode chegar come menor intensidade a Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém em vigor uma série de alertas para acumulado de chuva e temporais que atingem a Região Sul do Brasil desde esta quarta-feira (18). A situação é considerada crítica em diversas áreas do Rio Grande do Sul, onde há risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A tendência é de que as instabilidades avancem nos próximos dias em direção a Santa Catarina e Paraná, com menos intensidade, alcançando parte do Mato Grosso do Sul.

O alerta mais severo, de nível vermelho, classificado como de grande perigo, está ativo até a manhã de quinta-feira (19) para amplas áreas do território gaúcho, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Noroeste, o Sudoeste, o Centro e o Nordeste do estado. 

A previsão é de volumes superiores a 100 mm em 24 horas, o que acende o alerta máximo para ocorrências graves em áreas urbanas e rurais. Simultaneamente, há alertas de nível laranja — de perigo — para o Oeste e Sul de Santa Catarina e regiões paranaenses de divisa, além de boa parte do próprio território gaúcho, onde os temporais devem trazer chuvas intensas e ventos de até 100 km/h.

Na virada de quinta para sexta-feira (20), o Inmet já antecipa novo alerta, desta vez de nível amarelo, indicando perigo potencial de chuvas entre 20 e 50 mm/dia em áreas do Paraná, Santa Catarina e também no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Apesar do risco ser considerado menor, ainda há possibilidade de alagamentos pontuais, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

As autoridades meteorológicas recomendam que a população acompanhe as atualizações e siga as orientações da Defesa Civil. Em áreas de risco, é essencial redobrar a atenção, especialmente diante da possibilidade de novos eventos extremos em regiões já afetadas por excesso de chuva ao longo do mês.
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026