Ciclone extratropical reforça chuva em SC e PR nesta sexta
No final desta sexta-feira, um novo ciclone extratropical se forma sobre o litoral do Sul do Brasil, trazendo consigo uma frente fria clássica que, embora não avance pelo interior do país, manterá a chuva atuante sobre Santa Catarina e, principalmente, o Paraná.
Chuva na sexta-feira
A circulação associada a esse sistema reforça o transporte de umidade e provoca pancadas moderadas a fortes, com destaque para áreas em amarelo no mapa, onde há previsão de chuva de moderada a forte intensidade. Há alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina.

Destaque de vento
Rajadas entre 40 e 50 km/h sopram em toda a faixa centro-leste dos três estados, com picos de até 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul.

Projeção para o sábado
No sábado, o avanço mais rápido da frente fria reforçará a chuva em todo o Paraná, enquanto o litoral catarinense já observa redução das precipitações. Todas as cidades com volumes entre 10 e 20 mm permanecem em atenção para pancadas moderadas a fortes, com potencial para transtornos:
Itambé, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Tapejara, Toledo, Cianorte, Cidade Gaúcha, Arapoti, Palotina e Floresta.
Impactos e monitoramento
O ciclone extratropical, embora não avance sobre o território, é o elemento-chave para a continuidade dessas chuvas na Região Sul. Seu movimento lento, a frente fria associada e o forte transporte de umidade da faixa norte do Brasil garantem que, mesmo com deslocamento rápido, as instabilidades permaneçam ativas pelo menos até o fim de semana. Continuaremos acompanhando a evolução do sistema e ajustando a previsão conforme necessário.
0 comentário

Nova frente fria começa a avançar pelo sul do país e volta a chover no RS ao longo da semana

Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (14) para todo o Brasil

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (12) e Domingo (13) para todo o Brasil

Fim de semana será marcado por frio, nevoeiro e chuvas no sudeste e nordeste

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (11) para todo o Brasil

Aumenta probabilidade de La Niña entre o final de 2025 e início de 2026