HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Rio Grande do Sul segue com alerta para chuvas até a madrugada deste sábado (21)

Publicado em 20/06/2025 16:01
Previsão do Inmet indica acumulados de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h em áreas do estado

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil até as 3h da madrugada deste sábado (21). O aviso, de grau laranja (perigo), indica a possibilidade de acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos fortes variando entre 60 e 100 km/h. De acordo com o Inmet, os principais riscos são cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As áreas afetadas por este aviso de maior severidade incluem a Região Serrana e diversas faixas do território gaúcho, como o Noroeste, Sudoeste, Centro Ocidental, Centro Oriental, Sudeste e Nordeste do estado, além da Região Metropolitana de Porto Alegre. O Oeste e Sul de Santa Catarina também estão sob o mesmo alerta.

Outro aviso, de grau amarelo (perigo potencial), também segue em vigor até o mesmo horário e atinge uma área ainda mais ampla. Segundo o Inmet, há previsão de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Embora os riscos sejam menores, ainda há possibilidade de transtornos como quedas de galhos, pontos de alagamento e interrupções no fornecimento de energia em algumas localidades.

Este segundo aviso abrange diversas regiões do Paraná, como a Metropolitana de Curitiba, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental do estado. Também estão incluídas áreas do Mato Grosso do Sul (como o Sudoeste e os Pantanais Sul-Mato-Grossenses), além do Oeste, Sul, Norte e Vale do Itajaí em Santa Catarina.

O Inmet orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e a seguir as recomendações da Defesa Civil local. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário