HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet divulga possíveis impactos do inverno nos cultivos agrícolas pelo país

Publicado em 20/06/2025 16:07
Cenário pode favorecer colheitas no Matopiba, Sudeste e sul do RS, segundo o instituto

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou uma avaliação sobre os potenciais impactos do inverno nas principais culturas agrícolas do país. Com o atual cenário de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial, o clima brasileiro deve continuar sendo influenciado por outros fatores, como as temperaturas da superfície do mar nos oceanos Atlântico Tropical e Atlântico Sul. Segundo o Inmet, esses elementos têm peso significativo na formação das condições de tempo e clima, exigindo atenção redobrada às previsões para o período.

De acordo com o instituto, a previsão de chuvas abaixo da média em regiões do Norte, como Acre, Rondônia, sul do Pará, oeste do Amazonas e grande parte do Tocantins, pode comprometer lavouras de milho segunda safra e feijão, especialmente aquelas em fase de floração e enchimento de grãos. No Centro-Oeste, o cenário também acende um sinal de alerta, conforme destaca o Inmet, já que a tendência de redução na umidade do solo nas próximas semanas pode afetar o desenvolvimento do milho segunda safra. Por outro lado, a menor ocorrência de chuvas pode beneficiar a colheita de culturas da primeira safra, além de favorecer o algodão e o milho em estágio final de maturação.

No Matopiba — que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia —, a previsão de volumes de chuva próximos ou abaixo da média histórica pode ser benéfica, segundo o Inmet. Isso porque a condição reduz os riscos de perdas durante a colheita do milho em fase de maturação fisiológica, evitando danos por excesso de umidade. Já no leste do Nordeste, principalmente nas áreas que compõem o Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia), as chuvas dentro da média devem favorecer o desenvolvimento das lavouras de feijão e milho da terceira safra, conforme informou o instituto.

Para o Sudeste, o Inmet aponta que a previsão de chuvas abaixo da média pode afetar negativamente as pastagens e algumas culturas de outono/inverno mais tardias, devido à menor oferta de água para o solo. No entanto, o clima mais seco tende a beneficiar as lavouras de cana-de-açúcar e café, além de milho segunda safra em fase de colheita, que se desenvolvem melhor com baixa umidade durante essa época do ano.

Na Região Sul, os impactos devem variar conforme a localidade. No Paraná, segundo o Inmet, a combinação entre chuvas escassas e temperaturas elevadas pode reduzir a umidade do solo, comprometendo o desenvolvimento das culturas em andamento. Em contrapartida, no centro-sul do Rio Grande do Sul, a expectativa é de aumento da umidade no solo, o que pode favorecer os cultivos de trigo e outras culturas típicas do inverno, trazendo um alívio para os produtores da região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário