Sul e Sudeste têm avisos de geada e onda de frio com risco para lavouras, alerta Inmet

Publicado em 01/07/2025 17:05 e atualizado em 01/07/2025 18:13
Projeções apontam madrugadas geladas e aumento do risco de perdas agrícolas em várias regiões

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novos avisos de geada e onda de frio que devem afetar extensas áreas das regiões Sul e Sudeste entre esta terça-feira (1º) e a próxima sexta-feira (4). Os alertas incluem riscos de perdas agrícolas e impactos à saúde da população em razão das temperaturas persistentemente baixas.

Os avisos de geada têm início à 0h01 de quarta-feira (2) e se estendem até as 8h da manhã do mesmo dia. Dois desses alertas foram classificados com grau de severidade perigo, indicando risco de perdas significativas em lavouras, com temperaturas mínimas previstas entre 3 °C e 0 °C. As áreas mais críticas abrangem o Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental, Centro Oriental, Noroeste e Nordeste Rio-grandense, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Sul Catarinense.

Outro aviso de geada, considerado de perigo potencial, atinge uma área ainda mais ampla, incluindo também o Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e diversos pontos do Paraná, como o Sudeste Paranaense. Nessas regiões, a previsão indica risco leve de danos às plantações, com temperaturas que podem chegar a 3 °C.

Desde segunda-feira (30), uma onda de frio vem se intensificando e deve persistir até o final da semana. O Inmet publicou dois alertas específicos sobre esse fenômeno. O primeiro, de perigo, teve início na manhã de segunda e segue até 8h de quarta-feira (3). Ele abrange praticamente todo o Sul do Brasil, alcançando áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com queda acentuada nas temperaturas.

Já o segundo aviso de onda de frio, com grau de severidade perigo potencial, começou na manhã de terça-feira (1º) e se estende até as 10h de sexta-feira (4). O instituto ressalta leve risco à saúde, devido a temperaturas até 5 °C abaixo da média por períodos de dois a três dias consecutivos. Entre as áreas afetadas estão regiões populosas do Sudeste, como Campinas, Bauru, Piracicaba, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba Paulista e o Litoral Sul Paulista. O alerta também inclui partes do Paraná, de Santa Catarina e do interior paulista.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas continuam intensas sobre o Centro-Oeste, mas próxima semana terá dias de trégua para o campo
Frente fria avança e aumenta o risco de temporais no Sul e Sudeste
Inmet emite alertas de tempestade para o Sul com risco de granizo e ventos fortes
Corredor de umidade sobre o Brasil Central permanece até o Carnaval
Chuva volumosa persiste nesta terça e mantém alerta no Sudeste e Centro-Oeste | Previsão 10/02/2026
Chuvas continuam concentradas no Centro-Oeste ao longo desta semana