Roraima e norte do Pará devem concentram chuvas intensas nos próximos dias

Publicado em 08/07/2025 17:32
Em contraste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e a maior parte do Nordeste permanecem sob o domínio de uma massa de ar seco

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que os estados de Roraima e o norte do Pará devem registrar acumulados de chuva superiores a 300 mm até 15 de julho de 2025. Enquanto isso, o restante do país segue sob influência de tempo seco.

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, a Região Norte seguirá concentrando volumes significativos de precipitação. O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias mostra, nas áreas de Roraima e na divisa do Pará com o Amazonas, as maiores concentrações de chuva, com destaque para cores entre vermelho e rosa.

 

Além disso, o Inmet emitiu dois alertas amarelos de perigo potencial para chuvas intensas válidos entre esta terça-feira e as 10h da quarta-feira (08). O primeiro abrange o norte de Roraima, o norte do Amazonas e o sul de Roraima, prevendo chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm no acumulado do dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h.

O segundo alerta abrange o nordeste paraense, Marajó, leste e norte maranhense, norte do Amapá, oeste maranhense, região metropolitana de Belém, norte piauiense, sul do Amapá e sudeste paraense, com as mesmas condições de precipitação e vento. Ambos indicam baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

Em contraste, as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e a maior parte do Nordeste permanecem sob o domínio de uma massa de ar seco, com pouca ou nenhuma chuva prevista. Essa condição favorece baixa umidade do ar, além de uma grande amplitude térmica, com tardes quentes e madrugadas mais frias.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026