Ausência de chuvas e baixa umidade predominam sobre o Brasil, aponta Inmet
A massa de ar seco que domina o centro do Brasil ganhou força e agora se espalha por quase todo o país. Modelos meteorológicos do INMET indicam ausência de chuvas significativas em praticamente todas as regiões brasileiras nos próximos sete dias, com exceção de áreas isoladas da faixa Norte. A tendência reforça o padrão típico do inverno e preocupa pelas condições de baixa umidade do ar.
O tempo firme já afeta grande parte do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e partes do Norte e Sul, com dias ensolarados, temperaturas em elevação e umidade relativa do ar em níveis críticos. Nesta quarta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo potencial para baixa umidade, com valores entre 20% e 30% em uma extensa faixa do território nacional.
Segundo o aviso, as áreas afetadas incluem desde o Centro-Oeste e interior de São Paulo até o centro-sul do Maranhão, sul do Piauí, oeste da Bahia e norte de Minas Gerais. Nessas regiões, os efeitos do tempo seco vão além do desconforto físico e já elevam o risco de problemas respiratórios, além de favorecerem focos de incêndio em vegetações mais suscetíveis.
Enquanto isso, as chuvas se restringem ao extremo norte do país, especialmente entre o norte do Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará, onde ainda há previsão de pancadas mais expressivas ao longo da próxima semana. No restante do território nacional, o cenário é de predomínio absoluto de tempo firme e seco, sem previsão de mudança no curto prazo.