Fim de semana deve registrar declínio de temperatura em áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte

Publicado em 22/08/2025 17:12

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de declínio de temperatura para diversas áreas do país neste fim de semana, alertando para riscos à saúde devido à queda acentuada dos termômetros.

Alertas para declício de temperatura. Fonte: Inmet

O primeiro alerta, com grau de perigo, vale a partir das 21h de sábado (23) até 23h59 de domingo (24). A previsão indica declínio de temperatura superior a 5ºC em regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, incluindo áreas como Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, Metropolitana de Porto Alegre, Pantanais sul-mato-grossenses e diversas regiões serranas e centrais desses estados. O INMET destaca que a mudança brusca de temperatura pode representar risco à saúde, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.

Um segundo aviso, com grau de perigo potencial, estará em vigor a partir do meio-dia de domingo até as 10h de segunda-feira (25). Nesta etapa, o declínio previsto varia entre 3ºC e 5ºC, afetando áreas do Norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Goiás e Mato Grosso. Entre as localidades impactadas estão a Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba Paulista, Bauru, Presidente Prudente, Araçatuba, além de regiões pantaneiras e centrais de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Segundo o INMET, os efeitos do declínio de temperatura podem ser percebidos especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, exigindo atenção redobrada da população para prevenção de problemas respiratórios e manutenção de cuidados com crianças e idosos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026