Chuvas se concentram na Região Norte, com destaque para Roraima e norte do Amazonas

Publicado em 27/08/2025 17:40

A previsão do modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos sete dias indica que o tempo seguirá firme na maior parte do Brasil, típico do período seco em grande parte do território. As instabilidades se concentram quase que exclusivamente na Região Norte, especialmente em Roraima e no norte do Amazonas, onde os volumes de precipitação previstos chamam a atenção.

Os mapas de precipitação em 24h e de chuva acumulada em sete dias mostram que volumes podem superar os 50 mm em 24 horas em pontos isolados da Região Norte. Em Roraima, os registros devem ocorrer de forma mais persistente, com risco de pancadas localmente fortes. No norte do Amazonas, a tendência é semelhante, com episódios de chuva volumosa intercalados por aberturas de sol.

O modelo também aponta instabilidades no Amapá e no litoral do Pará, embora com menor intensidade em relação a Roraima e ao norte amazonense. Essas áreas devem registrar precipitações mais irregulares, variando entre pancadas rápidas e períodos de tempo firme.

No restante do país, incluindo Centro-Oeste, Sudeste, Sul e boa parte do Nordeste, a tendência é de predomínio de sol e ar mais seco, sem previsão de chuvas significativas. Essa condição reforça a característica da estação seca no Brasil central, que se estende até a chegada da primavera.
 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus