Chuva e ventos intensos podem ocorrer sobre o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo

Publicado em 17/09/2025 16:39

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (17) um alerta amarelo de perigo potencial para tempestade válido para áreas do norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O aviso entrou em vigor às 9h15 e segue até as 10h desta quinta-feira (18).

Segundo o órgão, há possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h e até mesmo queda de granizo. Entre os riscos associados estão corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos pontuais.

As áreas afetadas incluem o Noroeste e Norte Fluminense, Centro Fluminense e Baixadas, no Rio de Janeiro, além do Noroeste, Sul, Central e Litoral Norte do Espírito Santo, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

Além desse alerta, o Inmet também publicou um aviso de chuvas intensas para outras regiões do país, válido no mesmo período. O comunicado atinge parte da Amazônia, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso, onde a previsão é de precipitações de mesma intensidade, acompanhadas de ventos fortes. Nessas áreas, também há risco de alagamentos, quedas de árvores e descargas elétricas.

O Inmet recomenda que a população das regiões sob alerta evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximos a placas, torres de transmissão e outdoors. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira a previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus