Frente fria traz alerta de tempestade para o Sul do Brasil neste fim de semana
O último fim de semana de setembro será marcado pela passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, trazendo chuva forte, rajadas de vento e risco de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de tempestade, ambos com grau de severidade classificado como “perigo potencial”.
Segundo o órgão, a chuva pode variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou chegar a 50 milímetros em um único dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. Há possibilidade de queda de granizo e risco, ainda que considerado baixo, de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
No sábado, entre 6h e 23h59, as áreas sob alerta incluem o Sudoeste, Noroeste, Sudeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e a Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A partir do meio-dia do sábado até o mesmo horário do domingo, a instabilidade se espalha e alcança também Santa Catarina, Paraná e parte de Mato Grosso do Sul, além de permanecer em diferentes regiões gaúchas.
Nessas áreas, estão contempladas localidades como a Serra, o Oeste e o Sul catarinense, o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Curitiba, o Oeste, o Sudoeste e o Centro-Sul do Paraná, além do Sudoeste de Mato Grosso do Sul.
O mapa de precipitação acumulada em 24 horas elaborado pelo modelo Cosmo/Inmet mostra volumes expressivos previstos especialmente no Oeste gaúcho, com áreas em tons de amarelo e vermelho indicando risco de acumulados mais altos.
As autoridades recomendam que a população acompanhe as atualizações dos avisos e mantenha a atenção redobrada durante as tempestades, evitando locais com risco de alagamento, permanência sob árvores isoladas e proximidade de estruturas frágeis que possam ser atingidas pela força do vento.