Inmet alerta para chuvas sobre o Paraná, Santa Catarina e áreas isoladas do Centro-Oeste e Sudeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial nesta terça-feira (7). O alerta é válido até as 10h de quarta-feira (08) e engloba amplas áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 mm em um único dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As áreas afetadas incluem partes do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, São Paulo e Rio de Janeiro, abrangendo regiões como Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul Mato-grossense, Campinas, Piracicaba, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro e Pantanais Sul-Mato-Grossenses, entre outras.
Segundo a Climatempo, a circulação de umidade associada à passagem de uma frente fria mantém as pancadas de chuva sobre o Sudeste, enquanto áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Centro-Oeste e o Norte do país. “Os ventos úmidos do oceano ainda favorecem chuva isolada em pontos do litoral leste”, informou a meteorologia.
Ainda conforme a Climatempo, o céu segue encoberto entre o Paraná e o norte de Santa Catarina, enquanto no Rio Grande do Sul a massa de ar polar reforça o tempo firme e as temperaturas mais baixas. No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais amanhecem com céu nublado e chuvas localizadas, especialmente no litoral e no interior paulista.
No Centro-Oeste, nuvens carregadas permanecem sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com períodos de chuva intercalados por aberturas de sol. Já o norte de Goiás e o Distrito Federal devem ter tempo mais estável ao longo do dia.