Frente fria avança pelo Sul e Sudeste e provoca alertas de tempestade e chuva intensa neste fim de semana
Uma frente fria avança pelo Sul e pelo Sudeste do Brasil neste fim de semana e deve provocar condições de tempo severo em amplas áreas do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema frontal começou a se formar nas primeiras horas desta sexta-feira (7) no nordeste da Argentina e, ao longo do dia, avançou em direção ao território brasileiro, alcançando o oeste da Região Sul.
De acordo com o órgão, o núcleo de baixa pressão associado ao sistema atravessará o Rio Grande do Sul e alcançará o litoral da Região Sudeste já na manhã deste sábado (8), organizando canais de umidade que vão favorecer a formação de tempestades em estados vizinhos — incluindo Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul de Minas Gerais.
O Inmet alerta que o sistema deve trazer chuvas volumosas, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo em diversas regiões. Os maiores acumulados de chuva são esperados no Rio Grande do Sul, onde podem superar os 100 milímetros em apenas 24 horas, especialmente entre o sul e o centro do estado.
Alertas de grande perigo para o Sul
O Inmet emitiu um aviso de “grande perigo” para acumulado de chuva, válido até a manhã deste sábado (8). O alerta abrange áreas como o noroeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, a Grande Florianópolis, a região metropolitana de Porto Alegre e o sul catarinense. Há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em locais com relevo acidentado.
Outro aviso, de “perigo” para tempestades, cobre também o Paraná, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul. A previsão é de chuva entre 50 e 100 mm por dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. O Inmet destaca o risco de cortes de energia elétrica, queda de árvores, danos em plantações e alagamentos.
Tempestades se espalham para São Paulo e Minas Gerais
Com o avanço do sistema frontal, o tempo deve mudar também no Sudeste. As chuvas mais fortes devem atingir o interior e o sul de São Paulo ainda na madrugada de sábado (8), estendendo-se para o restante do estado ao longo do dia. O Inmet publicou avisos de tempestade válidos até o fim da noite de sábado (8) para regiões como Campinas, Marília, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e a Grande São Paulo.
Os ventos podem ultrapassar 80 km/h e há risco de granizo e descargas elétricas. A instabilidade também se desloca para o sul e oeste de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Sul Fluminense, onde há alerta de tempestade válido até a manhã de sábado (8).
No litoral do Sudeste, as rajadas de vento podem superar os 60 km/h, especialmente entre o sábado e o domingo (9), segundo o Inmet.
Centro-Oeste e parte do Norte também têm avisos
Além das regiões Sul e Sudeste, áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste estão sob alertas de chuvas intensas. Os avisos de “perigo” e “perigo potencial” abrangem estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins e Piauí.
Nessas localidades, o instituto prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos de até 100 km/h, com risco de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.