Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)

Publicado em 26/12/2025 16:18
Inmet mantém avisos de perigo potencial para tempestades em uma área ainda mais ampla do Sul do país e também em partes do Centro-Oeste e do Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina neste sábado (27). O aviso é válido desde a 0h e segue até as 23h59 do mesmo dia, indicando risco elevado para chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

De acordo com o Inmet, o alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou volumes que podem chegar a 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. Entre os impactos associados estão corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As áreas mais afetadas pelo aviso de maior severidade abrangem diversas regiões do Rio Grande do Sul, como o Sudoeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Noroeste e Centro Oriental Rio-grandense, além da região Serrana e do Sul Catarinense. O Inmet também lista dezenas de municípios gaúchos dentro da área de risco, incluindo Alegrete, Alvorada, Agudo, Aceguá, entre outros.

Além do alerta laranja, o Inmet mantém avisos amarelos de perigo potencial para tempestades em uma área ainda mais ampla do Sul do país e também em partes do Centro-Oeste e do Sudeste. Esses avisos também passaram a valer à 0h deste sábado e, em grande parte das regiões, seguem até o fim do dia. Nesses casos, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo, mas com menor potencial de danos.

O alerta amarelo para tempestades inclui áreas como o Oeste e Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte Catarinense, além de extensas regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Em parte dessas localidades, há um segundo aviso com validade entre o início da tarde e a noite deste sábado, reforçando a possibilidade de instabilidade atmosférica ao longo do dia.

O Inmet também publicou alertas de perigo potencial para chuvas intensas em áreas do Norte e do Centro-Oeste do país, com validade ao longo deste sábado, e outro aviso específico para o Amapá, que segue até a manhã de domingo (28). Nesses locais, os volumes de chuva podem alcançar até 50 mm por dia, acompanhados de ventos moderados, com risco baixo para alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026