Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)

Publicado em 26/12/2025 16:18
Inmet mantém avisos de perigo potencial para tempestades em uma área ainda mais ampla do Sul do país e também em partes do Centro-Oeste e do Sudeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para tempestades em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina neste sábado (27). O aviso é válido desde a 0h e segue até as 23h59 do mesmo dia, indicando risco elevado para chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

De acordo com o Inmet, o alerta laranja prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora ou volumes que podem chegar a 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. Entre os impactos associados estão corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As áreas mais afetadas pelo aviso de maior severidade abrangem diversas regiões do Rio Grande do Sul, como o Sudoeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Noroeste e Centro Oriental Rio-grandense, além da região Serrana e do Sul Catarinense. O Inmet também lista dezenas de municípios gaúchos dentro da área de risco, incluindo Alegrete, Alvorada, Agudo, Aceguá, entre outros.

Além do alerta laranja, o Inmet mantém avisos amarelos de perigo potencial para tempestades em uma área ainda mais ampla do Sul do país e também em partes do Centro-Oeste e do Sudeste. Esses avisos também passaram a valer à 0h deste sábado e, em grande parte das regiões, seguem até o fim do dia. Nesses casos, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo, mas com menor potencial de danos.

O alerta amarelo para tempestades inclui áreas como o Oeste e Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte Catarinense, além de extensas regiões do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Em parte dessas localidades, há um segundo aviso com validade entre o início da tarde e a noite deste sábado, reforçando a possibilidade de instabilidade atmosférica ao longo do dia.

O Inmet também publicou alertas de perigo potencial para chuvas intensas em áreas do Norte e do Centro-Oeste do país, com validade ao longo deste sábado, e outro aviso específico para o Amapá, que segue até a manhã de domingo (28). Nesses locais, os volumes de chuva podem alcançar até 50 mm por dia, acompanhados de ventos moderados, com risco baixo para alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet mantém alerta vermelho para onda de calor no sudeste até dia 29
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm alerta laranja para tempestades neste sábado (27)
Calor intenso marca o fim de semana no país; RS segue em alerta para temporais
Rio atmosférico já provocou 350 mm de chuva no Nordeste da Argentina
Após recorde de calor em SP, alerta de chuva forte segue nesta sexta-feira
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (26) para todo o Brasil