Frente fria encerra onda de calor e traz chuvas para o sudeste na virada do ano

Publicado em 29/12/2025 10:56 e atualizado em 29/12/2025 15:46
Após São Paulo bater recordes de temperatura no fim de semana, sistema avança e gera alerta para tempestades

O último fim de semana foi marcado por calor intenso em boa parte do Brasil. A cidade de São Paulo registrou uma sequência de recordes nas temperaturas máximas, atingindo 37,2ºC no domingo (28) e superando a marca anterior de 36,2ºC, verificada na sexta-feira (26). Contudo, para esta semana, o calor deve perder força devido à chegada de uma frente fria que trará chuvas intensas para todo o estado paulista e partes do Sudeste. Diante do cenário de mudança brusca, a Defesa Civil já emitiu alertas em seus canais oficiais.

Nas próximas 24 horas as chuvas no estado de São Paulo já devem começar, com tempestades isoladas previstas principalmente para o fim do dia. Enquanto isso, as precipitações mais intensas continuam concentradas na região Sul, entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados previstos de 60 a 90 milímetros (mm).

No dia 30 (Terça-feira) as chuvas avançam e se concentram em Santa Catarina e na região leste do Paraná, atingindo também o sul de São Paulo, com intensidade que pode chegar a 70 mm.

Já no dia 1º de Janeiro de 2026, o sistema se instala de fato no Sudeste, atingindo principalmente a região costeira de São Paulo, o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. Na fronteira entre Goiás e Tocantins também chove com intensidade, com volumes chegando a 50 mm em algumas localidades.

No acumulado para os próximos sete dias, os modelos meteorológicos indicam que as precipitações chegam com força ao Centro-Oeste e a uma área mais abrangente de Minas Gerais, especialmente entre quinta e sexta-feira. Os volumes podem alcançar 200 mm, com destaque para as regiões Norte e Noroeste de Goiás. Por outro lado, a área central do Nordeste permanece sob tempo seco. Chuvas pontuais devem ocorrer apenas nas áreas costeiras da região, além do sul do Piauí e do Maranhão.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Previsão do Tempo: Frente fria provoca temporais e granizo no Sul nesta sexta-feira 13/02/2026
Probabilidade de El Niño supera 60% entre setembro e novembro deste ano, mostra NOAA
Chuvas começam a chegar ao RS nesta quinta (12) e INMET alerta para tempestades severas
El Niño volta em 2026 e deve ser mais forte
Previsão do Tempo: Frente fria e baixa pressão aumentam o risco de temporais - 12/02/2026
Prognóstico do Inmet para o trimestre indica calor acima da média e chuva irregular no Centro-Oeste, Sudeste e Sul